Professores de escolas estaduais decretam greve em PE
De acordo com o Sintepe, decisão é válida para as atividades presenciais
Professores da rede estadual de Pernambuco, após assembleia virtual realizada nessa quinta-feira (15), decretaram greve em todas as atividades presenciais nas escolas. Os docentes não aceitam atuar nas unidades de ensino sob riscos de contaminação pela Covid-19.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), entidade responsável por conduzir a assembleia, os docentes também decidiram que as atividades remotas podem ser realizadas. No que diz respeito à greve no trabalho presencial, ela será deflagrada na segunda-feira (19).
“O Sintepe representa professores e professoras, servidores administrativos e analistas da rede pública estadual de Pernambuco. O Sindicato enviou e-mail ainda na noite desta quinta-feira para o Governo do Estado, assim como vai dar ampla publicidade à sociedade da decisão coletiva da categoria. A direção do Sintepe vai divulgar um calendário de atividades de apoio à greve”, informou a entidade sindical.
“Respeite nossas vidas! Vacine os/as Trabalhadores/as em Educação!” é a campanha liderada pelo Sintepe, que combate o trabalho presencial de educadores em plena pandemia do novo coronavírus. “A ideia é reforçar a luta pela vida de toda comunidade escolar – ameaçada pela covid-19 – e posicionar-se contra o retorno às atividades presenciais neste momento da pandemia”, justifica o sindicato.
O Governo de Pernambuco autorizou, de maneira gradual, o retorno às aulas presenciais nas escolas estaduais. Confira como ficou o cronograma de retorno:
- A partir de 05 de abril de 2021 para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
- A partir de 12 de abril de 2021 para o Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio. Nas escolas da Rede Estadual de Ensino, as atividades pedagógicas, de forma presencial, serão autorizadas conforme o cronograma:
- A partir de 19 de abril de 2021 para o 3º ano do Ensino Médio e do Médio integrado a Educação profissional, EJA médio, Travessia Médio, Educação em prisões, cursos técnicos de nível médio (concomitante ou subsequente), Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais;
- A partir de 26 de abril de 2021 para o 2º ano do Ensino Médio e do Médio integrado a Educação profissional e Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos), EJA fundamental e Travessia Fundamental;
- A partir de 03 de maio de 2021 para o 1º ano do Ensino Médio e do Médio integrado a Educação profissional, Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos) e atendimento sócio educativo.
Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco não se posicionou a respeito da greve dos professores.