UFRGS resolve usar notas do Enem e de vestibulares

Serão considerados resultados de 2017 a 2020. Quase 4 mil vagas são oferecidas

por Nathan Santos sex, 23/04/2021 - 19:28
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Notas do Enem serão aceitas na UFRGS Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Após reunião realizada nesta sexta-feira (23), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do seu Conselho Universitário (Consun), decidiu a forma de ingresso em cursos de graduação, para o primeiro semestre deste ano. Impossibilitada de promover vestibular presencial, em razão da pandemia da Covid-19, a instituição de ensino adotou notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de aprovação, bem como permitirá o resultado de vestibulares anteriores.

Os candidatos poderão utilizar notas do Enem e de vestibulares, apenas de edições de 2017 a 2020. A UFRGS destaca, porém, que essa decisão é excepcional, em decorrência do novo coronavírus, e que pretende, assim que possível, retomar o processo seletivo presencial para o segundo semestre deste ano.

“Será utilizada a melhor nota entre todas as provas realizadas, após a ponderação para o curso escolhido. Para o semestre 2021/2, está prevista a realização do Concurso Vestibular, caso futuramente as condições sanitárias permitam a efetivação do processo, com um prazo de publicação do edital para no mínimo cinco meses antes do início desse segundo semestre letivo”, informou a Universidade.

São oferecidas 3.980 vagas em cursos de graduação. Administração, medicina, medicina veterinária, engenharia civil, jornalismo, história, odontologia, pedagogia e ciências da computação são apenas algumas das formações ofertadas. Confira a lista completa.

Utilizando o CPF do candidato participante, a instituição de ensino coletará as notas e realizará um cálculo para identificar o “melhor conceito” de cada participante. “Serão desconsideradas eventuais ausências, desqualificações pela falta de nota mínima ou inexistência de notas em algum ano, a fim de não prejudicar o candidato. No caso do Enem, seguirá o mesmo índice mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação”, detalhou. A UFRGS promete divulgar, em breve, o cronograma de inscrições para os candidatos interessados.

Exceção

O curso de música, como tem uma prova de habilitação específica, terá exame virtual e chance de aprovação em anos anteriores, considerando os vestibulares de 2017 a 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores