Senai tem cursos gratuitos para trabalhadores de PE

Além de pessoas com vínculo empregatício, profissionais desempregados podem participar das aulas

por Nathan Santos qua, 28/04/2021 - 18:20

Trabalhadores de Pernambuco podem participar de cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo das qualificações é atender demandas do setor produtivo, após a finalização dos cursos nas áreas de mecânica de automóveis leves, pedreiro de alvenaria e assistente de logística, de maneira presencial, além de formações a distância, como gestão de serviços de manutenção automotiva, leitura e interpretação de desenho mecânico e orçamento de obras.

De acordo com o Senai, as aulas fazem parte do programa ‘Emprega+’, promovido em parceria com o Governo Federal. Além de requalificar quem já está no mercado de trabalho, a iniciativa busca capacitar profissionais desempregados, viabilizando, dessa forma, um retorno mais rápido ao mercado de trabalho.

“O Programa é dividido em duas modalidades: voucher Novo Emprego, que garante o acesso a cursos presenciais de qualificação e prepara o trabalhador para a inserção no mercado de trabalho, e o voucher Requalifica, que oferece cursos semipresenciais de aperfeiçoamento, além de desenvolver competências socioemocionais para capacitar o profissional para a Indústria 4.0”, informou o Senai. Voltada a indústrias de micro, pequeno e médio portes, a modalidade “Requalifica” atenderá empreendimentos com, no máximo, 499 empregados. Já a “Novo Emprego” beneficiará empresas de todos os portes. “A quantidade de vouchers disponíveis para cada indústria será contabilizada automaticamente e levará em consideração o porte e a quantidade de funcionários da empresa”, comunicou o Senai.

Segundo a diretora regional do Senai em Pernambuco, Camila Barreto, além de ajudar a manter as empresas em produção, os cursos trazem qualificação à mão de obra. “O nosso foco é garantir a produtividade, com o equilíbrio entre oferta e demanda, sem abrir mão da qualidade da formação. No longo prazo, isso garante os profissionais certos nos espaços certos, reduzindo, inclusive, a rotatividade nas indústrias”, comentou, conforme informações da assessoria de imprensa da instituição.

Os interessados em participar dos cursos ou em introduzir seus trabalhadores nas turmas devem entrar em contato com o WhatsApp (81) 98816-5665. Também está disponível o e-mail comercial@sistemafiepe.org.br. Nesses canais, o público pode obter mais informações, como o cronograma e locais das aulas.

COMENTÁRIOS dos leitores