Senai tem cursos gratuitos para trabalhadores de PE
Além de pessoas com vínculo empregatício, profissionais desempregados podem participar das aulas
Trabalhadores de Pernambuco podem participar de cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo das qualificações é atender demandas do setor produtivo, após a finalização dos cursos nas áreas de mecânica de automóveis leves, pedreiro de alvenaria e assistente de logística, de maneira presencial, além de formações a distância, como gestão de serviços de manutenção automotiva, leitura e interpretação de desenho mecânico e orçamento de obras.
De acordo com o Senai, as aulas fazem parte do programa ‘Emprega+’, promovido em parceria com o Governo Federal. Além de requalificar quem já está no mercado de trabalho, a iniciativa busca capacitar profissionais desempregados, viabilizando, dessa forma, um retorno mais rápido ao mercado de trabalho.
“O Programa é dividido em duas modalidades: voucher Novo Emprego, que garante o acesso a cursos presenciais de qualificação e prepara o trabalhador para a inserção no mercado de trabalho, e o voucher Requalifica, que oferece cursos semipresenciais de aperfeiçoamento, além de desenvolver competências socioemocionais para capacitar o profissional para a Indústria 4.0”, informou o Senai. Voltada a indústrias de micro, pequeno e médio portes, a modalidade “Requalifica” atenderá empreendimentos com, no máximo, 499 empregados. Já a “Novo Emprego” beneficiará empresas de todos os portes. “A quantidade de vouchers disponíveis para cada indústria será contabilizada automaticamente e levará em consideração o porte e a quantidade de funcionários da empresa”, comunicou o Senai.
Segundo a diretora regional do Senai em Pernambuco, Camila Barreto, além de ajudar a manter as empresas em produção, os cursos trazem qualificação à mão de obra. “O nosso foco é garantir a produtividade, com o equilíbrio entre oferta e demanda, sem abrir mão da qualidade da formação. No longo prazo, isso garante os profissionais certos nos espaços certos, reduzindo, inclusive, a rotatividade nas indústrias”, comentou, conforme informações da assessoria de imprensa da instituição.
Os interessados em participar dos cursos ou em introduzir seus trabalhadores nas turmas devem entrar em contato com o WhatsApp (81) 98816-5665. Também está disponível o e-mail comercial@sistemafiepe.org.br. Nesses canais, o público pode obter mais informações, como o cronograma e locais das aulas.