Parceria entre Pernambuco e Amazon promove capacitação

A empresa realizará treinamento para pequenos empreendedores vendam seus produtos em uma plataforma digital

por Rachel Andrade qua, 02/06/2021 - 19:16
Hélia Scheppa/SEI Governador Paulo Camara durante videoconferencia com executivos da Amazon Hélia Scheppa/SEI

Na tarde desta quarta-feira (2), o governador de Pernambuco Paulo Câmara firmou parceria com a empresa Amazon para fornecer capacitação a pequenos e médios empreendimentos e promover suporte técnico para utilizar a plataforma digital Amazon Marketplace. Os pequenos negócios que serão beneficiados pela cooperação serão selecionados pela gestão estadual, e ficará a cargo da empresa de tecnologia realizar treinamentos para auxiliar no processo de digitalização dos negócios em sua plataforma, incluindo canais de vendas, marketing, logística e gestão.

O objetivo principal da parceria é levar os negócios locais para a plataforma digital da Amazon, fornecendo treinamento sobre divulgação de produtos, entre outros tópicos. No total, serão dois módulos de formação voltados para vendas on-line. Todas as aulas serão remotas, com atividades expositivas e práticas, sempre gravadas, permitindo que os participantes vejam as aulas em horários diversos.

Também haverá espaço para tirar dúvidas por meio dos canais de comunicação da empresa. O governador avalia a parceria como positiva para o desenvolvimento dos negócios em Pernambuco. “Essas oportunidades são muito importantes para gerar renda, empregos e condições de negócios. Todos os municípios pernambucanos, todos aqueles que empreendem, vão ter uma oportunidade importante nessa capacitação de, no futuro, serem parceiros dessa grande empresa que é a Amazon aqui em Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

Para Geraldo Julio, secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), é fundamental que as empresas se vinculem à tecnologia. “Uma base importante da geração de emprego e renda nas cidades pernambucanas está diretamente conectada às micro e pequenas empresas. Boa parte, inclusive, tem uma estrutura organizada e qualidade do produto, mas tem dificuldade com o digital. São ações desse tipo, de conectar o pequeno empresário ao mercado, que fazem toda a diferença para turbinar os negócios, principalmente quando se fala de marketplace com a força das vendas online da Amazon”, destacou.

No primeiro módulo, os alunos aprenderão, de forma prática, como vender na Amazon, com uma série de atividades personalizadas voltadas para audiências e setores. O treinamento prático explicará tópicos iniciais, como abrir uma conta na plataforma, informações sobre frete e logística e o cadastro dos produtos. Já no segundo módulo de treinamentos será abordado como acelerar as vendas no Marketplace.

As atividades práticas dessa etapa serão sobre os seguintes tópicos: opções de logística; como ganhar visibilidade (anúncios e publicidade); como conquistar o consumidor; além de ensinar como criar relatórios e organizar as finanças. Roberto Abreu e Lima, diretor-presidente da AD Diper, observa que muitas pessoas ainda têm dificuldades em utilizar plataformas digitais.

Com informações da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores