Mais de 50 mil alunos de federais se formaram em 2020

Dado é de uma pesquisa do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

por Rachel Andrade qui, 03/06/2021 - 18:30

Uma pesquisa feita pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), encomendada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre as ações promovidas pelas instituições federais de ensino superior (IFES) durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, apresentou seus resultados na última semana. O levantamento, chamado “Conhecimento e Cidadania”, avaliou os três aspectos principais que caracterizam uma universidade: ensino, pesquisa e extensão.

O estudo constatou que o número de estudantes que concluíram o curso de graduação durante a pandemia é superior a 50 mil pessoas, mesmo com as restrições e o atraso em alguns calendários acadêmicos. Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, observa que houve, de fato, um tempo maior para concluir os períodos letivos, devido à necessidade de adequação com o calendário. “Mesmo assim, considerando o tempo reduzido, a gente percebe o quanto nós fizemos em termos de ensino, pesquisa e extensão”, ela analisa.

Para Rose Mara Pinheiro, coordenadora do Cogecom, foi mais fácil fazer a coleta das respostas devido ao amplo uso de plataformas virtuais atualmente. “São dados muito significativos e que abrangem todas as áreas do tripé ensino, pesquisa e extensão. De forma geral, 70% das universidades responderam ao questionário”, afirma

Ao todo, 69 instituições de ensino foram questionadas durante fevereiro e abril de 2021. Veja o estudo completo.

COMENTÁRIOS dos leitores