Confira o que pode levar à eliminação no Enem 2021

Entre as atitudes que podem retirar o candidato da classificação no Exame, está o não uso da máscara de proteção contra a Covid-19

por Camilla de Assis sex, 04/06/2021 - 13:29
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Certamente, a maior preocupação dos estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é em relação aos estudos e ao extenso cronograma de conteúdos que precisa ser contemplado antes da prova. Mas, para além disso, quem pretende fazer o Enem 2021, precisa ficar atento a outras questões, como as regras que estão descritas no edital.

Isso porque, caso o participante descumpra com as obrigações impostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ele pode estar sujeito à eliminação do processo seletivo.

O edital do Enem 2021 foi divulgado na última quarta-feira (2) e traz alguns pontos que especificam em quais casos o participante será eliminado. Entre eles, está o não uso da máscara de proteção contra a Covid-19. O objeto, entretanto, não precisa ser utilizado nos casos que se enquadrem na Lei 14019, de 2020.

Também poderá ser eliminado do Exame o participante que registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado; ausentar-se da sala de provas, a partir das 13h (horário de BrasíliaDF), sem o acompanhamento de um fiscal; iniciar as provas antes das 13h30 (horário de Brasília-DF) ou da autorização do Chefe de sala; entre outros.

A lista de atitudes que podem eliminar um participante do Enem 2021 pode ser conferida no edital de abertura do processo seletivo, nas páginas 72 (Enem impresso) e 85 (Enem Digital).

COMENTÁRIOS dos leitores