Último dia para solicitar recurso da isenção do Enem

A solicitação pode ser feita pelos candidatos que tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição e/ou da justificativa de ausência no Enem 2020 indeferidos

por Ruan Reis sex, 18/06/2021 - 09:10
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Candidatos devem entrar com recurso na Página do Participante Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição e/ou a justificativa de ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 indeferidos, podem, até esta sexta-feira (18), entrar com recurso na Página do Participante.

Para solicitar o recurso da justificativa de ausência no Enem 2020, o candidato deverá, de acordo com o edital do Enem, enviar nova documentação que justifique a não participação. Já para solicitar o recurso de isenção da taxa de inscrição para a edição 2021 do exame, o estudante deverá enviar documentação que comprove a situação de solicitação de isenção.

A justificativa de ausência no exame anterior e/ou a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 serão reprovadas se o candidato não cumprir qualquer exigência que consta no edital, como também não comprovar as informações prestadas com os documentos necessários, e fornecer informação e documentação incompatíveis, contraditórias e/ou falsas.

Tem direito à isenção do pagamento o candidato que está cursando o terceiro ano do ensino médio em 2021, em qualquer modalidade de ensino, e que cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no CadÚnico, desde que informe o seu NIS único e válido.

Quem solicitou o recurso poderá conferir o resultado no dia 25 de junho. Os estudantes que não forem aprovados e desejarem participar desta edição do vestibular deverão custear a taxa de inscrição no valor de R$ 85. O Enem 2021, impresso e digital, será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Para participar, os estudantes deverão realizar as inscrições no período de 30 de junho a 14 de julho na Página do Participante.

COMENTÁRIOS dos leitores