Professores realizam ato para cobrança de revisão salarial

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco em frente à Secretaria da Educação do Estado, localizada na Várzea, Zona Oeste do Recife

por Jennifer Buarque seg, 28/06/2021 - 12:47

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realiza, nesta segunda-feira (28), um protesto em frente à Secretaria da Educação do Estado, localizada na Várzea, Zona Oeste do Recife. A manifestação pede o cumprimento da Lei do Piso Salarial do Magistério e cobra resposta à pauta de reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2021. Além de professores, participam servidores da educação, assistentes administrativos e analistas educacionais do estado. O formato será simbólico para evitar aglomerações.

A categoria cobra reajuste salarial de todos os trabalhadores em educação com percentual de 12,84% repercutindo em toda a carreira, além de reformulação no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV). Segundo o Sintepe, a forma atual do PCCV não dará incentivo aos trabalhadores de educação a buscarem especialização ou mestrado porque o acréscimo salarial, de acordo com a categoria, é mínimo. O sindicato também aponta que o Piso Salarial do Magistério não repercute pelo Governo do Estado desde 2020, tornando os salários defasados.

“A ideia aqui é a gente lembrar ao Governo que nós estamos em campanha salarial, não é necessário incentivar essa movimentação para as negociações. Ao mesmo tempo eu penso que temos algo emergencial também, é importante lembrar que nós estamos numa greve pela vida, mesmo sabendo de todos os percalços, sabemos que há companheiras e companheiros que estão se valendo da greve para não se expor ao vírus da Covis-19. Seguimos com a greve porque entendemos que esse é o papel de quem luta, independe de quantos estão fazendo greve ou não”, afirmou Valéria Silva, presidenta do Sintepe.

COMENTÁRIOS dos leitores