Presidente do Inep garante realização do Enem e Enade

Danilo Dupas foi convocado pela Câmara dos deputados para explicar os pedidos de demissão dos servidores do órgão

por Elaine Guimarães qua, 10/11/2021 - 19:31
Divulgação/Inep Danilo Dupas, presidente do Inep Divulgação/Inep

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, compareceu, nesta quarta-feira (10), à Comissão de Educação da Câmara, em Brasília, para prestar esclarecimentos sobre os pedidos de exoneração de mais de 30 servidores do órgão, ocorridas na última semana. Além de Dupas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também deve ser convocado. 

Em depoimento à Comissão, Dupas afirmou que “o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade, serão realizados normalmente nas próximas semanas”, declarou. De acordo com o presidente do Inep, as aplicações estão garantidas "pois as fases preparatórias foram concluídas", faltando apenas a distribuição das avaliações para a realização. O Enade e Enem estão marcados para, respectivamente, os dias 14 de novembro, 21 e 28 do mesmo mês para a primeira aplicação.

Em outro momento da audiência, Danilo Dupas foi questionado sobre as denúncias, por parte dos profissionais do Inep, de assédio moral. O presidente negou e afirmou que repudia este ato. "Não compactuamos e repudiamos qualquer ato que se enquadre como assédio moral. As tomadas de decisão de movimentação de servidores para outros setores ou cargos foram e serão feitas sempre com base no perfil do funcionário e na natureza da atividade, no intuito de melhorar a execução dos serviços", disse. 

Na última segunda-feira, 33 servidores do Inep pediram demissão. O fato ocorreu dias após a saída dos coordenadores Hélio Junior e Eduardo Carvalho. A debandada dos profissionais semanas antes da plicação do Enem 2021, chamou atenção e levantou indícios de crise na gestão de Danilo Dupas, principalmente, depois da divulgação de um documento, pela Associação dos Servidores do Inep (Assinep), apontando problemas em vários setores do instituto. 

COMENTÁRIOS dos leitores