Projeto de lei altera bolsa de médicos residentes

Alteração equipara valor da residência ao pago aos profissionais do Programa Mais Médicos

qua, 05/01/2022 - 17:52
Freepik Residência Médica Freepik

Foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2803/19, de autoria do deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ), que tem como proposta equiparar o valor da bolsa dos médicos residentes em regime de treinamento de serviço, a remuneração paga aos participantes do Programa Mais Médicos, atualmente no valor de R$ 12.386,50. 

De acordo com o deputado, a proposta é tornar mais justa a remuneração dos residentes, visto que estes recebiam um valor de R $3.300,00, por uma jornada de 60 horas semanais de serviço, enquanto os  integrantes do Programa Mais Médicos, recebem um valor bem mais elevado por 40 horas semanais trabalhadas. O relator do projeto, o deputado Célio Silveira (PSDB-GO), reafirmou  em entrevista a câmara legislativa, a necessidade da alteração: 

 “A diferença entre os valores recebidos pelos residentes e pelos participantes do Mais Médicos explicitou a defasagem da bolsa de residência de forma inequívoca. A proposta prima, portanto, por trazer uma solução definitiva para a questão”, afirma o deputado.   

O texto que altera a lei Nº 6.932, está em tramitação com caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

*Por Thaynara Andrade

COMENTÁRIOS dos leitores