Saiba como se preparar para o retorno às aulas

Psicóloga destaca que esse retorno também é marcado pela volta das aulas presenciais e que muitos cuidados aprendidos na pandemia precisam continuar

qua, 02/02/2022 - 19:01
Pixabay/Alexandra Koch Pixabay/Alexandra Koch

Após um período de descanso, muitos estudantes se preparam para o retorno às aulas e início de mais um ano letivo, o que também pode vir acompanhado de muitas expectativas e ansiedade.

Além disso, a psicóloga especialista em trauma, Ediane Ribeiro, lembra que esse retorno também é marcado em algumas localidades pela volta das aulas presenciais, que se mantiveram no ensino remoto por dois anos, devido à pandemia de Covid-19. “Esse retorno às aulas presenciais é realmente importante para ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes, mas é também importante que alguns cuidados sejam agregados a esse novo contexto escolar que eles vão encontrar”, explica.

Uma das recomendações da psicóloga é que seja criada uma rotina para dormir e acordar, já que esses horários costumam ficar desregulados nas férias. Como consequência, os estudantes sentem dificuldades para acordar cedo e se manterem dispostos nas aulas. “Então, já comece alguns dias antes do retorno a estabelecer uma rotina de dormir e acordar no horário. Assim, seus primeiros dias de aula não serão tão sofridos no quesito sono”, orienta Ediane.

Para ajudar a evitar a ansiedade, Ediane explica que é importante se organizar com antecedência. “Nos dias anteriores ao início das aulas já separe o vai precisar: uniforme, livros, cadernos, material escolar em geral, máscaras, álcool em gel e o que mais achar importante”, descreve.

Além de estabelecer conhecimento, a psicóloga aconselha o aluno a utilizar o espaço escolar para desenvolver habilidades sociais. “Converse com colegas, procure novas amizades, tire dúvidas com os professores, troque dicas de atividades, livros e séries de que gosta”, recomenda Ediane. “Mas lembre-se, mesmo com uso de máscaras, prefira locais abertos e arejados para a interação com colegas e mantenha sempre a distância recomendada”, complementa.

Ediane reforça que os cuidados aprendidos durante a pandemia precisam ser mantidos. “Uso de máscara nas salas de aula, retirando somente para alimentação; levar pelo menos duas máscaras para que seja possível trocar a cada quatro horas; lavar as mãos com água e sabão com mais frequência, e utilizar álcool em gel”, ressalta.

De acordo com Ediane, o retorno às aulas podem gerar diferentes sentimentos, por um lado, a alegria e excitação por parte de alguns devido ao reencontro, mas também existe o desconforto e ansiedade por parte de outros.

Por conta disso, a psicóloga lembra que o estudante precisa ter em mente que é normal se sentir inseguro, principalmente depois de dois anos de ensino remoto e que ele não deve se exigir demais. “Vá no seu tempo, se aproximando de pessoas que sente afinidade, caso a sensação de desconforto seja muito grande e não passe nos primeiros dias, converse sobre ela com seus pais/responsáveis ou com professores que você tenha maior proximidade”, finaliza Ediane.

COMENTÁRIOS dos leitores