Obmep segue com inscrições abertas

Escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas brasileiras - do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio - podem se inscrever na Olimpíada até o dia 17 de março

qua, 16/02/2022 - 10:50
Suami Dias | Fotos Públicas A primeira fase da Olimpíada será realizada em 7 de junho Suami Dias | Fotos Públicas

Seguem abertas as inscrições para a 17ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Todas as escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas do país (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) podem se inscrever na olimpíada, até o dia 17 de março, por meio do preenchimento das fichas de inscrições que devem ser feitas exclusivamente pelas instituições de ensino no site da Obmep.

A olimpíada é dividida em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. A 1ª fase da Olimpíada será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa ocorrerá em 2 de agosto. A relação de premiados será conhecida no dia 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.).

*Por Elysa Assis

COMENTÁRIOS dos leitores