Projeto de lei busca combater a gordofobia nas escolas
No projeto, o papel da escola é conscientizar quanto ao respeito às diferenças
O projeto de lei ordinária de autoria da deputada estadual Laura Gomes, publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quarta-feira (23), altera a Lei nº 13.995, de 22 de dezembro de 2009, que inclui medidas de conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao bullying nas escolas públicas e privadas de educação básica de Pernambuco, com a inclusão da importância de conscientização contra práticas gordofóbicas dentro das instituições de ensino.
Gordofobia ou estigma social da obesidade é o preconceito e o comportamento agressivo, decorrente das características físicas de um indivíduo com excesso de peso ou obeso. Além do preconceito, a pessoa obesa acaba sendo excluída de realizar, de forma saudável, algo comum do cotidiano da sociedade, como frequentar transporte público, escritórios, restaurantes e outros ambientes que não estão preparados para acomodá-las.
Segundo o projeto, as consequências quanto ao preconceito às vítimas da gordofobia vão além da exclusão social, passando a estigmatizar a vítima, desencadeando fobias sociais, bulimia, anorexia, baixa autoestima. No projeto, o papel da escola é conscientizar quanto ao respeito às diferenças.