Sou da Paz promove oficinas para jornalistas do Norte

Inscrições para o Programa de Jornalismo de Dados de Segurança Pública e Direitos Humanos foram prorrogadas até esta sexta-feira (08). Região Centro-Oeste também será atendida.

sex, 08/04/2022 - 17:09
Sou da Paz/Facebook Instituto desenvolve ações na área dos direitos humanos Sou da Paz/Facebook

Foram prorrogadas até hoje (8) as inscrições para a Edição Centro-Oeste e Norte do Programa de Jornalismo de Dados de Segurança Pública e Direitos Humanos do instituto Sou da Paz, organização da sociedade civil, localizada em São Paulo. O curso será entre os dias 28 e 29 de abril e 05 e 06 de maio, remotamente.

O Sou da Paz contribui para a implementação de políticas públicas que sejam eficientes e pautadas por valores democráticos e pelos direitos humanos. O programa é um ciclo de quatro oficinas práticas voltado exclusivamente para jornalistas e comunicadores (as) que atuam nas periferias dos Estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Essas oficinas vão ser realizada de 9 às 12 horas, no horário de Brasília, e focam nas principais fontes de dados e no conhecimento produzido a respeito da segurança pública em níveis locais, estaduais e nacional. Além disso, também tem foco em conseguir informações através de pedidos utilizando a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Quem quiser participar do programa deve fazer parte de uma mídia independente de um dos Estados dessas regiões ou integrar um coletivo, e ter o comprometimento de publicar um conteúdo no fim de todo o ciclo. Os participantes que forem selecionados vão ser comunicados por e-mail e vai haver a oferta de uma bolsa-auxílio de R$ 300 para os interessados.

O programa tem o apoio do National Endowment for Democracy (Fundo Nacional de Democracia), dentro do projeto que procura debater a importância da defesa de uma segurança pública democrática. Além disso, busca o fortalecimento do trabalho dos jornalistas em relação aos aspectos autoritários e que vão contra os direitos humanos das políticas de segurança pública atuais.

Saiba mais sobre o regulamento:

https://soudapaz.org/o-que-fazemos/mobilizar/sistema-de-justica-criminal-e-seguranca-publica/participacao-no-debate-publico/?show=documentos#5965

Para se inscrever:

https://docs.google.com/forms/d/1UeH39eO_FbcZhDVI7OCTyYXwUdMdAeEzYA4pOCFP9Yk/viewform?edit_requested=true

Por Isabella Cordeiro (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores