Alepe lança curso para lideranças em segurança pública

A iniciativa é voltada a oficiais e delegados que possuem atribuições de gestão

por Elysa Assis qua, 11/05/2022 - 14:01
Giovanni Costa/Alepe O curso integra esforço para aproximar a Casa das instituições e da sociedade Giovanni Costa/Alepe

A Assembleia Legislativa Do Estado De Pernambuco (Alepe) lançou o curso de Formação de Lideranças em Segurança Pública. O projeto, promovido em parceria com a Secretaria de Defesa Social e o Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), visa capacitar profissionais da segurança em liderança, políticas e cidadania.

A iniciativa tem como público-alvo oficiais e delegados que possuem atribuições de gestão. Entre os assuntos a serem abordados no curso, estão o sistema político brasileiro, papel do Legislativo na democracia, direitos humanos, políticas públicas de segurança, estatística e saúde mental dos profissionais da área. 

O presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB), observou que a iniciativa é mais uma etapa no esforço para aproximar a Casa das instituições e da sociedade. “Temos que, cada vez mais, empreender, qualificar e reconhecer também os profissionais de segurança pública e todos os servidores do nosso Estado”, disse. 

Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Alepe e a SDS formalizando a parceria educacional. O superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti, adiantou que há a intenção de estender o curso, futuramente, para as guardas municipais, a Polícia Penal e outros órgãos do sistema de segurança que demonstrarem interesse. 

O diretor de ensino da Polícia Militar, coronel Antônio Menezes, valorizou a aproximação com a academia e a formação continuada de policiais lotados no Interior. “A intenção do comando é avançar principalmente no ensino on-line, aproveitando a plataforma EAD (Ensino a Distância) da Alepe. Levar àquele policial mais simples, que é de um destacamento distante da Capital e, como, temos dificuldade de trazer para capacitar, às vezes fica anos sem passar por uma especialização.” 

O chefe do Departamento de Ciência Política da UFPE, professor Adriano Oliveira, destacou que é necessário “integrar academia, agentes de segurança e sociedade no debate sobre as causas sociais e institucionais dos desafios da segurança pública”.

COMENTÁRIOS dos leitores