Recife anuncia retorno das aulas presenciais nas escolas

Atividades na rede municipal estavam suspensas devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana da capital pernambucana

por Thaynara Andrade qua, 01/06/2022 - 09:47
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Aulas foram suspensas por conta das fortes chuvas na RMR Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Recife anunciou a volta às aulas presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, após a suspensão das atividades durante a segunda-feira (30) e terça-feira (31). A paralisação foi devido às fortes chuvas que assolaram a Região Metropolitana de Recife (RMR), causando deslizamentos e desastres em diversos municípios.

De acordo com o secretario de Educação do Recife, Fred Amâncio, a volta às aulas será realizada em todas as unidades, com exceção de 17 escolas que hoje servem de abrigo para a população que ficou desabrigada ou desalojada após os temporais. Para os estudantes dessas escolas, as aulas seguirão on-line por meio da plataforma Educa Recife. Amâncio também informou que existem escolas fortemente afetadas pelas chuvas, precisando assim de manutenções antes do retorno presencial.

Para os estudantes que ficarão longe das aulas presenciais nas próximas semanas, o secretário informa que serão realizadas atividades de reforço ao aprendizado. “Para essas escolas, que terão um período um pouco mais longo da interrupção das aulas presenciais, especialmente aquelas que estão servindo como abrigo, já estamos preparando um trabalho especial para fortalecer e recompor as aprendizagens dos nossos estudantes que estarão afastados por um período um pouco maior por conta das chuvas ao longo das últimas semanas", disse.

Além disso, a Prefeitura comunicou que será realizado um trabalho de acompanhamento dessas crianças afastadas da sala de aula, já que a grande maioria delas são pertencentes às comunidades que sofreram com os desastres causados pelas chuvas e tiveram grandes perdas. Entre as iniciativas realizadas, Fred Amâncio, citou o oferecimento de acompanhamento psicológico em apoio às crianças.

Nas escolas que estão servindo de abrigo, a Prefeitura informou que será de responsabilidade das respectivas unidades comunicar aos pais e responsáveis o momento de retorno ao presencial.

Confira quais são as escolas que estão servindo de abrigo no Recife:

- Creche-Escola Governador Miguel Arraes, Roda de Fogo

- Creche Escola Governador Miguel Arraes, Areais

- EM Diná de Oliveira - Iputinga

- EM Casarão do Barbalho - Iputinga

- EM São Cristóvão

- EM Padre José Mathias Delgado - Jardim São Paulo

- EM Água Fria - Água Fria

- EM Campina do Barreto - Cajueiro

- EM Paulo VI, Linha do Tiro

- EM Maria de Sampaio Lucena, UR01

- EM Poeta Paulo Bandeira, UR 02

- EM André de Mello, Estância

- EM Dom Bosco, Jardim São Paulo

- EM Parque dos Milagres - Barro

- EM Isaac Pereira - Areias

- EM 27 de Novembro - COHAB (Público Habitacional CAIC)

- Escola Municipal Célia Arraes - Várzea

COMENTÁRIOS dos leitores