Para além da festa, São João também é sinônimo de negócio

Entusiasmados, após o período mais crítico da pandemia, empreendedores sazonais aproveitam para comercializar acessórios, comidas típicas e fogos de artifício, que são característicos da época

por Elaine Guimarães qui, 23/06/2022 - 15:20
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Festa de São João em Caruaru Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Os festejos juninos, para algumas pessoas, representam uma oportunidade de negócio e renda extra. Entusiasmados pela retomada das comemorações de São João, após o período mais crítico da pandemia de Covid-19, os empreendedores sazonais aproveitam para comercializar acessórios, comidas típicas e fogos de artifício, que são característicos da festa.

De acordo com o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Valdir Cavalcanti, as festividades como Carnaval e São João são épocas de grandes oportunidades de negócios, que costumam dar continuidade. “Nesse período, as pessoas, muitas vezes, têm oportunidades de ganhar o dinheiro extra. Mas o Sebrae tem observado que, algumas se descobrem empreendedoras e seguem com o negócio”, explica, em entrevista ao LeiaJá.

Empreendedora desde 2020, Mel Vieira, pelo segundo ano consecutivo, vende bolos juninos. Tudo é feito de forma antecipada e planejada. “Começo a organizar o cardápio, realizar a abertura de agenda e prazos quase um mês antes [São João]”, ressalta a reportagem. Além da montagem do cardápio e dos bolos, Mel gerencia a página do negócio no Instagram e entrega final. Todas as vendas nesta época são feitas, exclusivamente, por encomenda.

À reportagem, a empreendedora fala sobre as dificuldades de trabalhar com produtos específicos em épocas sazonais. “Uma das maiores dificuldades nesta época do ano sempre é o aumento do preço dos insumos e embalagens. A diferença é absurda!”, expõe.

Questionada sobre como, neste período de festa e inflação, ele tenta driblar a alta dos preços e, ao mesmo tempo, manter a qualidade dos produtos, Mel é categórica. “Quase nunca mudo os ingredientes para não comprometer a qualidade que entrego aos clientes. Então, estou sempre atenta às promoções nos supermercados e nas plataformas de delivery, como o Ifood. E assim, vou fazendo estoque de insumos e tento manter o preço justo para os clientes”, frisa.

Valdir Cavalcanti salienta que interessados em iniciar no empreendedorismo sazonal precisam apostar no planejamento da produção, como também, das vendas. “Geralmente, o Sebrae procura orientar a pessoa para que ela diminua aquilo que a gente chama de prática do amadorismo e comece a fazer a aplicação do profissionalismo do negócio. Além disso, direcionamos para que tudo seja feito com o máximo de qualidade, porque, no ano que vem, ela vai vender de novo a esse cliente que comprou agora”, recomenda.

COMENTÁRIOS dos leitores