Imigrante fluente em inglês tem maiores chances de emprego
Segundo um estudo do Brookings, estrangeiros que vão para o EUA a trabalho e falam inglês de forma fluente têm remuneração até 135% maior
De acordo com um estudo do grupo de pesquisa americano Brookings, imigrantes que vão para os Estados Unidos falando inglês fluentemente têm remunerações até 135% maiores do que aqueles que não dominam o idioma. Ter domínio da língua traz grandes benefícios para quem busca se destacar no exterior.
Dados do Escritório de Estatísticas Trabalhistas de agosto de 2022 indicam que o percentual de pessoas empregadas está um ponto percentual abaixo do nível de fevereiro de 2020. Por causa disso, os setores de hotelaria e serviços, como agentes de aeroportos, enfermeiros domiciliares, vendedores, entre outras vagas permanecem em aberto por muito mais tempo. Em 2021, a taxa de vagas abertas para o setor de hotelaria e serviços foi de 86,3%. Essa porcentagem evidencia o volume de possibilidades aos profissionais estrangeiros, como para os brasileiros.
“Procuramos capacitar as pessoas, fornecendo cursos profissionalizantes e entre eles o de inglês, para que todos que desejam ascender profissionalmente e conhecer novas culturas possam ficar mais próximos dessa realidade”, explica Larissa Marcelino, Supervisora de Marketing Digital do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Por falta de mão de obra qualificada, determinadas empresas nos Estados Unidos oferecem bônus de contratação ou salários iniciais com valores mais altos que o mercado. Segundo a pesquisa Catho, a diferença salarial entre um profissional com e sem domínio do idioma pode chegar a 70%.