Ministro fala sobre elaboração das provas do Enem
"O ministro da educação não sabe o tema da redação”, afirma o ministro da Educação
O ministro da educação, Victor Godoy, falou em entrevista a Jovem Pan News nesta sexta-feira (11) sobre o processo de elaboração da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no domingo (13).
Godoy co nta como todo o procedimento é bem pensado para que ocorra com segurança.“A gente tem uma equipe de professores, que é escolhida dentro de um banco de professores, e essa equipe se reúne em uma sala segura, que ninguém tem acesso, é toda filmada, ninguém entra com pen drive. E nessas salas que são feitas as discussões para escolha dos itens.”
O ministro ainda explica que existe uma metodologia científica para que os níveis de dificuldade das questões sejam padronizados, e ainda afirma que é estruturado de maneira que nem mesmo ele possui acesso.
O tema da redação, um dos maiores questionamentos dos candidatos, também não é revelado antes do dia de aplicação do Enem.
“O tema da redação, ele só vai ser conhecido por mim no momento em que os portões dos locais de aplicação são fechados, e uma prova que também vai para o Inep lacrada vai ser aberta naquele momento, e aí nós vamos tomar conhecimento daquele tema da redação”, declara.
O primeiro dia de provas compreende 90 questões de linguagens e humanas, além da redação. Já no segundo dia, que acontecerá no próximo domingo (20), os candidatos serão submetidos a avaliações de matemática e ciências da natureza.