Cobradora de ônibus é aprovada em concurso do TJSP

Luana Farias compartilhou no Twitter a nomeação como escrevente do TJSP

qui, 01/12/2022 - 16:37

No dia 22 de novembro de 2022, Luana Farias, de 27 anos, compartilhou no Twitter a nomeação como escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Na publicação, Luana, que é cobradora de ônibus, ressalta que estudou "na catraca" e que a aprovação no concurso é um "sonho realizado". 

Embed:

Moradora da periferia de São Paulo, oriunda de escola pública e apaixonada por livros, Luana, em entrevista ao Universa, do UOL, afirma que a leitura ajudou a gabaritar a prova de português do certame. "Sempre fui apaixonada por livros, principalmente por romances. Tanto que entre 2015 e 2016 escrevi um livro chamado 'O colar de Lis'. Muitos subestimam esse gênero literário, chamam de clichê ou perda de tempo, mas foi graças a essa bagagem de leitura, por exemplo, que eu gabaritei a prova de português do TJSP", ressaltou.

Ao veículo, ela expõe que foi alvo de preconceito por ser cobradora e que muitas pessoas veem a profissão com desdém, no entanto, nunca se envergonhou da função. "Para mim, é uma profissão honesta e que me trazia o sustento, mas eu também queria melhorar minha vida financeiramente e ajudar minha família, proporcionar lazer aos meus pais, por exemplo. Por isso, comecei a ver o concurso do TJSP como um sonho e uma possibilidade de realizar essas coisas".

Apesar da aprovação, Luana Farias afirma que dará continuidade aos estudos, com a retomada da graduação em direito, e mira "realizar os sonhos da família". "Quero ser uma profissional que faz jus à oportunidade. Com esse novo emprego, pretendo retomar minha graduação em Direito, que cheguei a começar e fazer cinco semestres numa faculdade privada, mas precisei largar. Vou poder ainda realizar os sonhos da minha família, como pagar um cruzeiro para a minha mãe", planeja. 

COMENTÁRIOS dos leitores