Tem alguma taxa para se tornar MEI?

O MEI paga uma taxa que corresponde a 5% de um salário-mínimo. Veja o passo a passo para o pagamento da taxa

por Joice Silva qui, 05/01/2023 - 09:46
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil Tem alguma taxa para se tornar MEI? Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Com a chegada da pandemia com Covid-19 e a crise econômica como efeito colateral das medidas sanitárias adotadas para conter o contágio do vírus, o espírito empreendedor aflorou nos brasileiros nos últimos tempos. Muitos funcionários, demitidos de seus empregos, tornaram-se microempreendedores individuais (MEI) para manterem seu sustento.

Segundo o boletim Mapa de Empresas de 2022 divulgado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores, com um total de 13.489.017 MEI com 19.373.257 empresas ativas no país.

Ao se tornar microempreendedor individual alguns benefícios são obtidos como Concessão de CNPJ, Alvará de funcionamento, possibilidade de fazer negócios com o governo, acesso a produtos e serviços bancários de crédito, acesso e apoio técnico do SEBRAE, baixo custo mensal de tributos com valores fixos (INSS, ISS ou ICMS), possibilidade de emissão de nota fiscal e benefícios previdenciários.

No entanto, antes de se tornar um MEI, tem algumas coisas que você precisa saber. Para a abertura do MEI é cobrado o Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DAS) que corresponde a 5% de um salário-mínimo, ou seja, a partir deste ano, com o salário sendo R$ 1.320, o DAS passará a custar R$ 66.

Agora, se você é um MEI e tem dificuldade em acessar o boleto do DAS, Acompanhe o passo a passo que preparamos para você:

1- Acesse o Portal do Empreendedor e escolha a opção Serviços em “Já sou microempreendedor individual”, que dá acesso a pagamentos, declarações e outras funcionalidades para quem é MEI

2- Avance para o menu de Serviços e clique em “Pague sua contribuição mensal"

3- Escolha a forma de pagamento que pode ser débito automático, pagamento on-line, parcelamento, restituição ou boleto

4- Informe os dados solicitados como o CNPJ e os caracteres que garantem a segurança da operação

5- Gere o boleto

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores