Creche é denunciada por exigência religiosa para vaga

De acordo com a denúncia ao MPRJ, um dos requisitos para contratar uma nova educadora seria que ela fosse cristã

por Joice Silva qui, 26/01/2023 - 09:36
Reprodução/Redes Sociais Creche e Escola Dunamis Reprodução/Redes Sociais

No Rio de Janeiro, uma creche foi denunciada ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) por discriminação religiosa. De acordo com a denúncia feita pelo deputado estadual Átila Nunes (MDB) e o vereador Átila Alexandre Nunes (PSD), um dos requisitos para contratar uma nova educadora era que ela professasse a fé cristã. A queixa foi apresentada na última quinta-feira (19).

O documento tem como base o fato de que a diretora da instituição de ensino anunciou, em seu perfil no Facebook, vagas para professora de ballet e professora de educação física, listando a religião cristã como um dos requisitos para o trabalho.

“Tem-se que a conduta dos diretores da instituição de ensino Creche e Escola Dunamis não pode ser considerada como exercício da liberdade de expressão, na medida em que fere o sentimento religioso de todos os candidatos das religiões de matriz africana que se colocaram à disposição para disputar a vaga em aberta”, declara o parlamentar na representação ao MPRJ.

Em nota, a creche pontuou que o requisito não se tratava de preconceito, destacando o requisito colocado como um erro material de digitação.

“A Creche Escola Dunamis vem por meio deste comunicado informar que a última vaga divulgada em nossas redes sociais teve um erro material de digitação, onde estava como requisito ‘ser cristã’. Devido não ser a política do colégio, esclarecemos que temos funcionários de diversas religiões e jamais compactuaríamos com qualquer tipo de discriminação”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores