Creche é denunciada por exigência religiosa para vaga
De acordo com a denúncia ao MPRJ, um dos requisitos para contratar uma nova educadora seria que ela fosse cristã
No Rio de Janeiro, uma creche foi denunciada ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) por discriminação religiosa. De acordo com a denúncia feita pelo deputado estadual Átila Nunes (MDB) e o vereador Átila Alexandre Nunes (PSD), um dos requisitos para contratar uma nova educadora era que ela professasse a fé cristã. A queixa foi apresentada na última quinta-feira (19).
O documento tem como base o fato de que a diretora da instituição de ensino anunciou, em seu perfil no Facebook, vagas para professora de ballet e professora de educação física, listando a religião cristã como um dos requisitos para o trabalho.
“Tem-se que a conduta dos diretores da instituição de ensino Creche e Escola Dunamis não pode ser considerada como exercício da liberdade de expressão, na medida em que fere o sentimento religioso de todos os candidatos das religiões de matriz africana que se colocaram à disposição para disputar a vaga em aberta”, declara o parlamentar na representação ao MPRJ.
Em nota, a creche pontuou que o requisito não se tratava de preconceito, destacando o requisito colocado como um erro material de digitação.
“A Creche Escola Dunamis vem por meio deste comunicado informar que a última vaga divulgada em nossas redes sociais teve um erro material de digitação, onde estava como requisito ‘ser cristã’. Devido não ser a política do colégio, esclarecemos que temos funcionários de diversas religiões e jamais compactuaríamos com qualquer tipo de discriminação”.