Olinda é acusada de não garantir vagas em escolas

De acordo com Vini Castello, mais de 120 crianças estão sem acesso à Educação

por Elaine Guimarães sex, 03/02/2023 - 20:32
Sandro Barros/PMO Crianças em uma das escolas públicas de Olinda Sandro Barros/PMO

Com início do ano letivo previsto para a próxima segunda-feira (6), famílias de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ainda esperam vagas em escolas do município. De acordo com o vereador Vini Castello (PT), mais de 120 crianças estão sem acesso à Educação. Por meio de postagem no Twitter, realizada nesta sexta-feira (3), Castello alega que, até o memento, não há retorno por parte da prefeitura de Olinda “sobre onde as crianças irão estudar. Gestão diz não ter vaga e sugere fila de espera”.

Além disso, o vereador, que também é advogado e vice-presidente da CIR/OAB-PE, expõe que a gestão municipal direcionou as inscrições para “um depósito sem funcionamento”. “Estou atuando para reverter e procurar soluções para que essas crianças não fiquem sem acesso ao ensino. É vergonhoso, deprimente, lamentável. Em diálogo com a defensoria, promotoria, sociedade civil e conselheiros tutelares, estarei atuando para reverter esse descaso”, afirma Vini Castello.

Embed:

 O que diz a Prefeitura de Olinda

Procurada pelo LeiaJá, a Prefeitura de Olinda, por meio de nota, reforçou que tem ampliado "sistematicamente, a oferta anual de vagas nas unidades da Rede Municipal. A gestão também vem investindo em infraestrutura, com reformas de escolas, modernização e a construção de novos centros de ensino, proporcionando bem-estar e qualidade para a população". 

Ainda segundo o comunicado, a gestão municipal garante que não há "déficit ou lista de espera para o Ensino Fundamental, assinalando mais de 1,6 mil vagas ainda disponíveis, distribuídas do 1º ao 9º ano". A nota também salienta que houve um aumento da procura por vagas na Educação infantil após o encerramento do período de confirmação de matrículas.

Para resolver a demanda, "secretariado, técnicos e demais membros da equipe responsável estão reunidos com membros do Conselho Tutelar, com tratativas que seguirão nos próximos dias. Após essas reuniões é que serão avaliadas quantas crianças nesta faixa etária precisam de vagas", afirma a assessoria. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores