82% das empresas oferecem plano de saúde como benefício

Levantamento foi realizado pela healthtech Pipo Saúde e entrevistou mais de 400 empresas de 23 segmentos

sex, 10/02/2023 - 13:21
Reprodução/Freepik Maioria das empresas oferece plano de saúde como benefício Reprodução/Freepik

Uma pesquisa realizada pela Pipo Saúde, corretora de benefícios corporativos de saúde, apontou que 82% das empresas oferecem ao menos dois benefícios de saúde, 63% oferecem três ou mais e 18% oferecem o pacote completo de benefícios - plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, benefício de bem-estar físico e benefício de bem-estar mental. O mapeamento incluiu 437 empresas, de 23 segmentos diferentes, e foi realizado de julho a outubro de 2022

O plano de saúde é o benefício de maior impacto no pacote: 9 a cada 10 empresas oferecem planos de saúde. A modalidade de ingresso no plano pode variar de acordo com o perfil da empresa. Quase metade das empresas trabalham em um modelo de Livre Adesão, aquele que permite que os colaboradores optem ou não para entrar no plano e a outra metade na modalidade Compulsória, ou seja, aquele de inclusão obrigatória de todos os colaboradores.

Uma das ferramentas utilizadas pelas empresas para reter talentos estratégicos é a oferta de planos diferenciados para cargos. Na pesquisa, 48% oferecem plano diferenciado por cargo e 52% não.

Quando o assunto é a cobertura do plano de saúde, a abrangência em todo país é a principal escolha: 79% responderam que usa plano de abrangência nacional.

No que tange ao pagamento do plano de saúde, a contribuição entra em jogo: 60% das empresas optam por planos sem contribuição por parte do colaborador, 33% os colaboradores pagam parcialmente e em 7% pagam totalmente. Já a inclusão de dependentes é permitida por 95% das empresas.

Já sobre o plano odontológico, aproximadamente 7 a cada 10 empresas oferecem planos na oferta de benefícios. E a grande maioria das empresas dá liberdade à pessoa colaboradora sobre a inclusão.

Com baixo impacto no orçamento para as empresas, o seguro de vida é oferecido por mais de 6 a cada 10 empresas.

Já nas respostas sobre o benefício do bem-estar, 47% responderam que é oferecido o bem-estar físico, 39% o bem-estar emocional, e 26% oferecem ambos.

Sobre a flexibilização de benefícios de saúde, há um notório crescimento no decorrer dos últimos anos. Esse movimento acontece, principalmente, para permitir que a pessoa colaboradora tenha mais liberdade e opções. Mesmo assim, no que tange a benefícios de saúde, a grande maioria ainda não flexibiliza o pacote de benefícios. 61% não são flexíveis (a empresa oferece um pacote fixo ao colaborador), 30% médio flexíveis (existe a possibilidade de upgrade em alguns benefícios) e 9% são muito flexíveis (a empresa disponibiliza um valor específico e o colaborador monta seu pacote de benefícios de saúde).

A Pesquisa de Benefícios de Saúde e Bem-estar Pipo 2022 foi realizada em parceria com a HSM, plataforma de educação corporativa, de forma digital, por meio de um questionário qualitativo. Seu objetivo foi analisar as tendências de empresas no que tange à oferta pacote de benefícios corporativos, com foco nos benefícios de saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores