MEC apresenta programa de alfabetização para municípios

A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira, 22, pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa.

qua, 22/03/2023 - 11:32
Freepik . Freepik

Nesta quarta-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) apresentou um novo programa de alfabetização voltado para municípios. Intitulado de Alfabetiza Brasil, a nova ação da pasta promove pesquisa para identificar crianças que já são alfabetizadas e desenvolver métodos que ajudem no desenvolvimento da alfabetização das crianças nos municípios.

O levantamento, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem o obejtivo de possibilitar o desenvolvimento de novas ferramentas para esta área da educação básica.

Participarão da iniciativa professores de municípios com destaque no Inep, formados em pedagogia, com experiência mínima de cinco anos como professor de alfabetização, atuação em turma de segundo ano do ensino fundamental em 2023 e com reconhecimento como alfabetizador pela comunidade escolar. Os profissionais serão indicados pelas prefeituras das 27 capitais brasileiras.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de realizar o levantamento. “Essa pesquisa nos vai dar um norte porque existem escalas e padrões de desempenhos próprios que os estados criaram. Precisamos uniformizar esses padrões para que possamos construir essa política nacional”, avaliou.

Retomada de obras

Durante a reunião, o gestor do MEC também aproveitou para anunciar outras medidas que serão realizadas pela pasta, como por exemplo, o reajuste do valor da merenda e do transporte escolar, além da retomada de obras paralisadas.

Segundo ele, ao retornar da sua viagem à China, o presidente Lula irá anunciar uma medida provisória para retomar as mais de 3.600 obras que estão paralisadas. "Vamos dar condições para que os prefeitos possam retomá-las", disse.

COMENTÁRIOS dos leitores