PCR anuncia que pretende qualificar 1780 recifenses

Com carga horária entre 15 e 160 horas, as qualificações serão realizadas nas 17 escolas profissionalizantes do município e outros equipamentos da Prefeitura, variando de acordo com a opção de curso escolhida.

qua, 22/03/2023 - 13:41
LeiaJá Imagens Prefeitura do Recife trabalha na qualificação profissional LeiaJá Imagens

A Prefeitura do Recife (PCR) anunciou que adquiriu 34 cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Pernambuco em janeiro deste ano, e, com isso, pretende qualificar cerca de 1780 recifenses para o mercado de trabalho.

Para suprir a demanda, a prefeitura liberou, entre fevereiro e início de março, duas etapas de inscrições com cerca de 380 vagas cada. A etapa final de candidaturas conta com 630 oportunidades já lançadas na plataforma GO Recife, cujas inscrições estão disponíveis até o próximo dia 5 de abril.

Com carga horária entre 15 e 160 horas, as qualificações serão realizadas nas 17 escolas profissionalizantes do município e outros equipamentos da Prefeitura, variando de acordo com a opção de curso escolhida.

Voltado exclusivamente para moradores da capital, o Qualifica Recife tem inscrições esclusivas por meio do site Go Recife ou através do App gratuito Conecta Recife. Lá, o cidadão terá informações sobre em qual escola profissionalizante do município o curso será ministrado, além de idade e escolaridade mínima exigida para realização da qualificação.

Ao finalizar a inscrição, o candidato à vaga receberá uma mensagem já com a data para realizar a matrícula presencialmente na escola escolhida, assim como a relação de documentos necessários à matrícula. 

Entre os cursos, está o de “Ferramentas de Marketing Digital", que teve algumas de suas vagas cedidas para articulação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas. A ideia é converter a familiaridade da juventude recifense com o mundo digital em geração de renda.

Em parceria com a rede Compaz, a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional oferta cursos como o Básico de Maquiagem, Design de Sobrancelha, Alongamento de Cílios e Aplicação de Henna e Tinta nas Sobrancelhas, aproveitando a estrutura para ofertar capacitações de forma mais direta para população carente que vive no entorno das unidades.

Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, avalia a qualificação profissional como um passo importante na geração de renda.

“Só neste primeiro semestre iremos disponibilizar mais de duas mil vagas em cursos profissionalizantes, frutos da parceria com o Senac-PE. O objetivo da PCR é tornar os recifenses cada vez mais preparados para todas as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho em nossa cidade ou até mesmo começar a empreender”, ressalta.

COMENTÁRIOS dos leitores