Após dois anos fechado, UFPE afirma que RU reabre em maio

A data, no entanto, será durante o recesso acadêmico

por Elaine Guimarães ter, 18/04/2023 - 18:41
João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo RU da UFPE João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

Fechado desde antes da pandemia de Covid-19, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, reabre no dia 8 de maio, afirmou ao LeiaJá, a superintendência de comunicação da instituição. A data, no entanto, é durante o recesso acadêmico, porém, segundo a assessoria, "é dentro do calendário de aula das 114 pós-graduação. E ainda dentro do período onde permanecem os residentes das casas do estudante".

A demora para o funcionamento do espaço, que atendia os estudantes da UFPE, segundo a superintendência de comunicação, tem relação com imprevistos da empresa responsável pela obra com fornecedores de materiais, como mesas e cadeiras, que não chegaram no prazo previsto. "Uma cláusula do contrato de licitação prevê a prorrogação em 30 dias do início da operação, que foi o que eles solicitaram", disse a comunicação.

A UFPE também esclareceu que durante todo período de inatividade do restaurante universitário, o alunos, com cadastro estudantil, receberam um auxílio extra destinado à alimentação. "Esse auxílio permanece sendo concedido", salienta a instituição. Além disso, a universidade reforça que "busca entender a assistência de uma forma mais ampla, que não se encerre apenas em repasse de recurso" e que a reitoria mantém um canal de diálogo com os diretórios acadêmicos, afim de atender a demanda estudantil.

Alunos da UFPE protestam pela reabertura do RU

No dia 5 de abril, alunos da UFPE realizaram um ato, com venda simbólica de feijoada a R$1, para pedir a reabertura do RU. Na ocasião, os estudantes questionaram a demora para a entrega do espaço à comunidade acadêmica e alegaram que a ausência desse recurso contribuiu para que alguns alunos deixassem as graduações.

“Quatro estudantes. Isso é muita coisa para o nosso curso, ainda mais do sexto e sétimo período porque não conseguem se sustentar dentro da universidade e por não conseguir o auxílio do RU. A gente está vendo alunos da área de saúde em evasão ou trancando o curso porque não estão conseguindo se alimentar, assim como dar conta das outras demandas”, afirmou Andresa Cândida, que é vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco e estudante do curso de enfermagem na instituição.

COMENTÁRIOS dos leitores