Escola de Formação da Marinha abre seleção com 293 vagas

Período de inscrições se encerra no dia 25 de maio

por Mariana Ramos qua, 17/05/2023 - 19:53
Assessoria/Divulgação A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante está com seleções abertas Assessoria/Divulgação

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante está com seleções abertas para novos alunos. Ao todo, são 293 vagas, sendo 119 delas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). O período de inscrições acontece entre os dias 15 e 25 de maio.

Para participar, os candidatos devem ser brasileiros natos, com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos até o dia 1º de janeiro de 2024. É preciso, também, ter concluído o ensino médio até o dia 29 de janeiro de 2024, não ter filhos ou dependentes, não ser casado ou constituído união estável e estar em dia com as obrigações com o serviço militar e a justiça eleitoral.

A seleção dos participantes será feita em quatro etapas. A primeira por exame de conhecimentos, a segunda pela etapa psicofísica, a terceira é o teste de suficiência física e o último é o período de adaptação e verificação de documentos. As provas poderão ser feitas presencialmente nas cidades de Santana (AP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Parnaíba (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Santarém (PA) e São Luís (MA).

 A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante forma oficiais em dois tipos de cursos, a náutica e máquinas. O primeiro visa apreender o manuseio correto de equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo. Já o curso de máquinas foca na capacitação do aluno para conduzir e fazer a manutenção das instalações de máquinas do navio.

Os interessados podem se cadastrar até o dia 25 de maio de forma on-line pela página da Marinha do Brasil, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 65,00.

COMENTÁRIOS dos leitores