Enem: No mês das férias, veja como equilibrar os estudos

Professores passam as principais dicas para os vestibulandos manterem sua rotina sem deixar de aproveitar o período de recesso escolar

por Mariana Ramos seg, 03/07/2023 - 10:00
Freepik É preciso descansar a mente, mas manter os assuntos revisados Freepik

O período de recesso escolar chegou com o mês de julho, e crianças e adolescentes aproveitam o período de férias em casa. Durante esses 31 dias, a rotina dos jovens é afetada e muda completamente.

Para os vestibulandos, o Exame do Ensino Médio (Enem) está a 4 meses e manter um ritmo de estudos durante esse tempo de descanso pode ser essencial para a aprovação. Como muitos alunos que irão fazer o Enem ainda estão cursando o ensino médio, o período das férias pode mexer com seus hábitos diários.

Como não perder o ritmo?

Pensando na melhor forma de equilibrar o período das férias e a rotina de aprendizado, o professor de história Wellington José aconselha os estudantes a realizar um plano de estudos semanal neste mês, com dias, horários e disciplinas que serão estudadas ou revisadas conforme as prioridades e metas do aluno.

“Seu plano de estudo precisa ser desenvolvido estrategicamente de acordo com as suas necessidades, tendo por base as áreas dos conhecimentos: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Não esqueça que revisar os conteúdos que já foram vistos é uma excelente maneira de estudar, pois isso contribui para relembrar os tópicos das disciplinas”, relembra o docente.

“Obviamente, é de extrema importância conciliar o hábito da rotina de estudo com os momentos de descanso para não sobrecarregar o próprio corpo e a mente. É preciso estudar, mas também garantir algum tempo livre para fazer o que gosta. Férias é descanso, mas o vestibulando não pode negligenciar a preparação”, defende o historiador.

Wellington listou as principais atividades que o vestibulando em férias deve seguir para manter seu hábito de estudos sem deixar de curtir seu momento de lazer. Confira:

1. Planeje/organize a rotina.

2. Desenvolva um plano de estudos com a ajuda de um professor.

3. Gerencie os estudos por disciplina.

4. Construa uma rotina de revisão.

5. Aproveite as férias fazendo aquilo que gosta

“É preciso maturidade por parte do estudante para encarar o vestibular. A evolução da aprendizagem e a segurança para resolver as questões do Enem virão mediante um processo organizado, dedicação e planejamento são palavras chaves nesse processo e o período de férias é ideal para reforçar essa rotina de estudo”, finaliza.

O coordenador do ensino médio do Colégio Terceiro Milênio, Gilberto Galvão, também acredita que os estudantes devem saber conectar o descanso e o conhecimento, pois a preparação para o Enem não deve ser interrompida completamente.

“Reserve um tempo todos os dias para revisar as matérias mais importantes, também para fazer exercícios e resolver questões de provas anteriores. Não precisa ser uma carga pesada de estudo, mas manter o ritmo é essencial para não perder o embalo”, afirma Gilberto.

Para o profissional, as férias são um período merecido de descanso e relaxamento, mas também é o momento ideal para revisar e consolidar conhecimento adquirido. O equilíbrio entre o lazer e a prática é essencial nestes dias. O coordenador deseja que os alunos “aproveitem as férias, mas não deixem de lado a sua dedicação e compromisso”. 

“Aproveite para estar com amigos e familiares, praticar atividades físicas, cuidar da sua saúde e desfrutar de momentos de descontração. Ter uma mente e um corpo saudável é fundamental para enfrentar os desafios futuros. Então mantenha-se motivado e focado em seus objetivos. A rotina de estudo pode ser desafiadora, mas é uma preparação para seu futuro e para a realização dos seus sonhos. Cada esforço irá valer a pena”, aconselha o coordenador.

COMENTÁRIOS dos leitores