Raquel Lyra se diz 'surpresa' com greve de professores
A governadora alegou também que a mesa de negociação com a categoria continua aberta
Após professores da rede estadual de ensino decretarem greve durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), na manhã da última quarta-feira (6), a governadora Raquel Lyra (PSDB), durante a abertura da Fenearte, declarou estar "surpresa" com a decisão da categoria.
Na ocasião, Lyra afirmou que a mesa de negociação continua aberta e que tem intenção "de chegar a um bom termo com os professores". Além disso, a governadora citou a aprovação da Lei 712/2023 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A normativa, segundo o Sintepe, segrega a categoria e exclui um grande quantitativo de profissionais da Educação do reajuste salarial.
“Vejo com surpresa [a greve]. Conseguimos aprovar o piso para os professores, o que nos deu a tranquilidade de ver mais de 28 mil profissionais que não recebiam passarem a receber. Já a partir deste mês a gente paga o piso retroativo”, disse Raquel Lyra na ocasião.
Greve
Professores da rede estadual de Pernambuco decretaram greve durante assembleia realizada na última quarta-feira (5). A categoria, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), reivindica o reajuste do piso salarial aplicado na carreira e para todos os profissionais da Educação do Estado.
De acordo com a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, uma nova assembleia será realizada no dia 25 de julho para a deflagração da greve, já que as escolas estaduais entraram em recesso e retornam as atividades neste dia.