Movimentos estudantis reivindicam passe livre para o Enem
O objetivo é que os estudantes possam realizar a prova do Enem com locomoção gratuita
Nos próximos dois dias 5 e 12 de novembro, mais de 3,9 milhões de estudantes darão início à maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Após reivindicação de movimentos estudantis, o município de São Paulo decretou gratuidade nas tarifas dos ônibus para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de realização do Enem.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, no período das 9h às 21h será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagamento da tarifa.
“A São Paulo Transporte (SPTrans) irá monitorar a operação dos ônibus ao longo dos dois domingos e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes”, declara a prefeitura.
Outros locais do Brasil também disponibilizaram o benefício. Em Teresina, capital do Piauí, 3.915 cartões com o auxílio começaram a ser entregues aos estudantes. Até agora, a prefeitura dos municípios de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, e Guarulhos, em São Paulo, também ofertarão o passe livre.