Estudo revela educação técnica como investimento rentável

Dados fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Insper

por Caio Moraes ter, 28/11/2023 - 18:07
Freepik Os egressos da EPTNM têm 5,5% mais chances de estarem no mercado de trabalho em comparação com os trabalhadores sem formação. Freepik

Os dados que fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Insper, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e Instituto Unibanco revelam que a cada R$1 investido na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM), o egresso da formação profissional tem um retorno na própria remuneração superior a R$3, mostrando que a educação técnica está entre os investimentos públicos mais rentáveis no país. 

O estudo estimou os impactos da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) na empregabilidade e rentabilidade dos egressos dessa modalidade de ensino.

No total, foram analisadas 76 estimativas do impacto da educação técnica, presentes em 16 estudos criteriosamente selecionados, corroborando a relevância da formação técnica de nível médio para a inserção no mercado de trabalho e a ampliação dos rendimentos dos trabalhadores.

Outro ponto a se destacar é o que mostra que os egressos da EPTNM têm 5,5% mais chances de estarem no mercado de trabalho formal em comparação com os trabalhadores sem formação. Já as chances de emprego formal para egressos da formação técnica de nível médio são 6,2% maiores quando comparados com os que não concluíram o ensino superior.

“Os profissionais egressos da EPTNM recebem remuneração até 12% maior em comparação com aqueles que concluíram somente o ensino médio. O que deveria ser aperfeiçoado é a complementaridade curricular. O curso técnico precisa ser valorizado e melhor aproveitado pela educação superior”, comenta o professor Ricardo Paes de Barros.

Por fim, os dados do estudo revelam que a conclusão de cursos técnicos não apenas aprimora as habilidades individuais, mas também reduz significativamente as chances de os egressos atuarem no segmento informal da economia.

A análise foi realizada pelo Insper, com o apoio do Instituto Unibanco e do Itaú Educação e Trabalho e é parte do livro “Impacto da educação técnica sobre a empregabilidade e a remuneração”, que será lançado dia 29/11 às 18h.

COMENTÁRIOS dos leitores