Morre cineasta Elaine César, vítima de câncer

Diretora do documentário "Evoé! Retrato de um antropófago" faleceu seis meses após dar a luz

por Jullimaria Dutra sex, 27/01/2012 - 22:12
Reprodução/elainecesar.blogspot.com Cineasta faleceu aos 43 anos Reprodução/elainecesar.blogspot.com

Faleceu, na manhã desta quinta-feira (26), vítima de um linfoma descoberto há pouco mais de um ano, a cineasta Elaine César, de 43 anos, diretora do documentário "Evoé! Retrato de um antropófago", sobre o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa e o grupo de teatro Oficina, dirigido por ele.

Elaine faleceu seis meses após o nascimento do seu filho. Ela foi dignosticada com câncer durante a sua gestação e passou por sessões de quimioterapias para coibir o avanço da doença. Felizmente, o bebê nasceu saudável e Elaine prosseguiu o tratamento após dar a luz.

No decorrer da gravidez, ela entrou em uma disputa judicial com o seu ex-marido pela guarda do filho mais velho, Theo. Ela perdeu a guarda do menino, pois o juiz a considerou "impossibilitada", devido aos seus problemas de saúde, a cuidar do menino. A cineasta alimentava um blog em que escrevia sobre a gravidez, o câncer e a luta para reaver a guarda do seu filho.

A sua última postagem foi uma frase de João Ubaldo Ribeiro: "Deus não tem pressa nenhuma, para Ele tudo é ontem, hoje e amanhã, só quem vive dentro do tempo somos nós"; Ao final ela registra: "Volto a escrever logo, prometo".

Confira o trailer do documentário dirigido por Elaine:


COMENTÁRIOS dos leitores