A Terra Vista do Céu em exposição em Brasília
Em 130 fotografias, o francês Yann Arthus-Bertrand mostra imagens inusitadas dos cinco continentes
Quem passa todo dia pelo Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília, já se acostumou com a riqueza arquitetônica do local. De um lado o Teatro Nacional. Do outro, museu, biblioteca e catedral. Duas fileiras de prédios ministeriais e palácios também integram o ambiente. Nos últimos dias, nada disso tem chamado tanta atenção. O que tem feito atraído a atenção das pessoas é a exposição A Terra Vista do Céu.
Nas telas, paisagens naturais, efeitos climáticos, arquitetura das cidades. Em 130 imagens feitas em balões, helicópteros e aviões, o fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand captou os efeitos causados pelas mudanças climáticas e alterações feitas pelo homem na natureza. A exposição também conta com um planisfério instalado no chão. O público pode andar por cima do mapa e conferir onde as imagens foram clicadas.
De acordo com o coordenador-geral da exposição, Christian Boudier, o artista se inspirou durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e quis viajar o mundo mostrando as belezas naturais e as ameaças à natureza e ao próprio homem, em imagens inusitadas.
Entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional, as fileiras de fotos atraem a atenção de turistas e de pessoas que estão indo trabalhar ou estudar.
A capital federal é a segunda parada da exposição no Brasil. As fotografias puderam ser conferidas no Rio de Janeiro, durante a Rio+20. De Brasília, as obras seguirão para São Paulo e Belo Horizonte. O projeto foi apresentado pela primeira vez na França, em 2000. Em doze anos, a exposição já passou por 110 países e foi vista por mais de 120 milhões de pessoas.
Com informações da Agência Brasil.