Paixão de Cristo no Cabo compara realidades sociais

Espetáculo surgiu nos anos 50

por Priscila Urpia qua, 27/03/2013 - 17:34
João Barbosa/Divulgação Paixão de Cristo do Cabo acontece Centro Social Urbano João Barbosa/Divulgação

O espetáculo da Paixão de Cristo de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, será encenado nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no Centro Social Urbano (CSU), às 20h. A peça relembra a história de vida, morte e ressurreição de Jesus, através de um texto revolucionário, adaptado por Dom Hélder Câmara e Padre Geraldo Leite Bastos.

A realização é da Sociedade Teatral e Cultural Nação do Divino, que conta com o apoio da Prefeitura do Cabo, da Fundarpe e da Secretaria Estadual de Cultura. A entrada é gratuita.

A Paixão de Ponte dos Carvalhos tem 40 atores e mais 50 figurantes, além de oito cenários. Segundo Wedson Gomes, diretor do espetáculo, o diferencial da encenação é o texto. Ao contrário das tradicionais mensagens bíblicas do calvário, a peça, que surgiu no Cabo nos anos 50, faz uma crítica às injustiças que estão presentes no cotidiano das pessoas.

O diretor explica que em determinados momentos são feitas comparações entre a realidade social e a vida de Jesus Cristo. Em Ponte dos Carvalhos, na década de 1970, o espetáculo foi censurado pelo Governo Militar e só foi reativado em 1988.

COMENTÁRIOS dos leitores