Ex-BBB promove debate sobre sexo e arte no Recife

Ciclo de palestras e debates ‘Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira’ acontece de 15 a 17 de maio no MAMAM

por Swã Medeiros qui, 02/05/2013 - 14:50
Divulgação O artista plástico e ex-BBB Aslan Cabral promove no mês de maio na capital pernambucana um simpósio que mescla sexo com arte no Museu de Arte Contemporânea do Recife (MAMAM) Divulgação

O ex-BBB Pernambuco e artista plástico Aslan Cabral promove na capital pernambucana o simpósio Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira entre os dias 15 e 17 de maio, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Recife (MAMAM). O público do Recife terá uma oportunidade única para debater questões sobre o erotismo na arte sem tabus com artistas, cineastas, pesquisadores e profissionais do sexo.

Mesmo sendo gratuito, o evento será sujeito ao limite de 200 vagas, sendo 100 ocupadas pelos que realizarem pré-inscrições no blog do evento, 30 por convidados e as demais por ordem de chegada. Parte do conteúdo apresentado no simpósio será disponibilizada no site do evento. 

Na primeira noite do projeto será exibido a obra Destricted.Br, dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Márcia Fortes, além de um debate com os cineastas Claudio Assis, Tuca Siqueira e Lula Buarque de Hollanda sobre os atravessamentos da história do cinema, o sexo e a história da arte ocidental.

Já no dia 16 de maio, o curador Moacir do Anjos vai abordar fatores ligados aos submundos latentes na obra da fotógrafa norte americana Nan Goldin. Em seguida, a Mestre em Ciências da Computação Janine Seus, que trabalha como prostituta no ambiente virtual do Second Life e a psicóloga Marina Pinheiro trazem um apanhado sobre o sexo digital e os fetiches das novas gerações, abordando as possibilidades atingidas pelo desejo sexual vivenciado em  interfaces e avatares possíveis apenas pela internet.

No último dia de evento, 17 de maio, o simpósio traz Nanci Feijó (Presidenta do Sindicato das Prostitutas de Pernambuco), Fernando Fontanella (Doutorando em Comunicação pela UFPE) e Joana Gatis (Estilista) para analisarem a expressão e autonomia sexual ligadas aos  profissionais do sexo. Em paralelo, discorrem sobre o meio de produção musical relacionado à abordagem estética-social do Tecnobrega a leituras possíveis do vestuário dos grupos e seus fãs, trazendo para o debate temas como exploração comercial e imagética do corpo como objeto sexual.

Serviço

Ciclo de palestras e debates ‘Arte sexo e sociedade contemporânea’

Dias 15, 16 e 17 de maio, às 19h

Museu de Arte Contemporânea do Recife - MAMAM (Rua da Aurora, 265 – Boa Vista) 

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores