Obra de Ildefons Cerdà é tema de exposição no Recife

'Cerdà e a Barcelona do Futuro – Realidade versus Projeto' chega pela primeira vez à capital pernambucana

por Priscila Urpia qua, 30/10/2013 - 16:23
Divulgação Exposição traz os estudos de urbanismo de Barcelona Divulgação

A obra de Ildefons Cerdà, engenheiro, urbanista e político catalão criador do Plano de Extensão e Reforma da Cidade de Barcelona, em 1859, será exposta no Museu da Cidade do Recife. Intitulada Cerdà e a Barcelona do Futuro – Realidade versus Projeto, a mostra tem início no dia 5 de novembro, às 19h, com uma sessão de discussão sobre a cidade e o território metropolitano, com a participação do curador internacional e arquiteto espanhol, Miguel Corominas.

Barcelona teve sua expansão para além dos muros medievais pautada no projeto de Cerdà, que introduz o conceito da quadra como unidade primária da urbanização. A proposta é referência em todos os estudos de urbanismo e de urbanizações, desfrutando de um enorme reconhecimento, notadamente a partir da segunda metade do século XX.

A exposição vai ocupar uma área de 300 metros quadrados com 80 painéis, vídeos, livros, peças e fotos alusivas ao Plano de Cerdà e contempla sete temas que ajudam a aprofundar o conhecimento do projeto : a teoria, o mosaico, o traçado, a casa, novos ensanches, Barcelona, o futuro. A mostra itinerante vem ao Recife pela primeira vez.

Serviço

Cerdà e a Barcelona do Futuro – Realidade versus Projeto

5 de novembro a 4 de janeiro | Terça-feira a sábado, das 9h às 17h

Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas – Bairro de São José)

Gratuito

(81) 3355 9543

COMENTÁRIOS dos leitores