Irreverência de grupos teatrais dos anos 70 marca encontro

Encontro entre Dzi Croquettes e Vivencial Diversiones faz parte do Janeiro de Grandes Espetáculos

por Marcus Fernandes ter, 07/01/2014 - 23:08

Como parte da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos, cuja abertura oficial está marcada para esta quarta-feira (8), os grupos teatrais Dzi Croquettes (RJ) e Vivencial Diversiones (PE) participaram nesta terça-feira (7) de um encontro inédito entre as duas companhias. Ambas surgidas na década de 70, elas ganharam notoriedade por se portarem como a contracultura irreverente das artes cênicas do Brasil. O encontro aconteceu na Galeria Café Castro Alves, no bairro de Santo Amaro, e contou com a participação de vários profissionais ligados ao segmento artístico. 

Lúcia Machado, atriz e produtora cultural homenageada pelo Janeiro de Grandes Espetáculos ao lado de Jomard Muniz de Britto, ressaltou o valor histórico deste encontro que não tinha acontecido até então. “Essa é uma reunião mais do que memorável. É algo histórico porque temos aqui dois grupos que se espelham um no outro, desde a década de 70, e que pela primeira vez se encontram”, disse Lúcia ao LeiaJá

Para Guilherme Coelho, diretor do Vivencial Diversiones, o grupo começou com a proposta de reinvenção da linguagem e também de transgredir a cena e os costumes, algo muito forte em 1970 quando o Tropicalismo estava no auge. “A gente percebia esse sinal dos tempos e dava uma resposta não só em cena, mas também em vivência na rua justamente para que a linguagem teatral não se encerrasse nas plateias, mas que tivesse uma resposta mudando o social”, revela Guilherme. 

É incrível como ambos são muito atuais, já que hoje a gente discute a questão de gênero e sustentabilidade. Os Dzi Croquettes tinham uma postura bem arrebatadora e que interagia conosco neste sentido. “Tanto que várias pessoas naquela época já associavam uma coisa a outra”, comenta Coelho, que montou seu primeiro espetáculo com o Vivencial há 40 anos e cujo grupo teatral inspirou o filme Tatuagem, de Hilton Lacerda.

O próprio Hilton, presente no encontro, falou do valor artístico de uma troca de experiências entre estes grupos tão renomados. “Se tem uma coisa que está acontecendo aqui é a junção. Juntar dois grupos tão importantes como o Dzi Croquettes e o Vivencial Diversiones é algo extremamente louvável. Acho que as discussões aqui hoje não serão sobre o passado, mas com as pessoas criticando o presente dentro da ideia de um teatro possível de ser realizado e excitante para a imaginação”, opina Hilton. 

COMENTÁRIOS dos leitores