Curta-metragem 'Sem Coração' de malas prontas para Cannes

LeiaJá conversou com Nara Normande, uma das diretoras do curta que participará do festival de cinema

por Marcus Fernandes qua, 23/04/2014 - 18:23
Divulgação/Kléber Mendonça Filho Filme foi rodado em sua maior parte no Litoral Norte de Alagoas Divulgação/Kléber Mendonça Filho

O curta-metragem Sem Coração (PE), que contou com direção, montagem e roteiro dos jovens pernambucanos Nara Normande e Tião, participará da mostra Quinzena dos Realizadores, que acontece simultaneamente com o Festival de Cannes. O filme, produzido pela Trincheira, Garça Torta e CinemaScópio, é o único representante do Brasil da ocasião e foi rodado em sua maior parte no Litoral Norte de Alagoas, entre as cidades de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. O LeiaJá conversou com Nara Normande sobre a realização deste trabalho e a indicação para participar do Festival de Cannes. Confira o bate-papo:

O que vocês fizeram para participar do festival?

A organização do Quinzena dos Realizadores abre anualmente o período de inscrição, e assim que soubemos que as inscrições estavam abertas nós fizemos a nossa. Quando enviamos o curta Sem Coração ele ainda não estava na versão final. As imagens, por exemplo, ainda estavam em baixa qualidade. Mas resolvemos enviar o nosso trabalho mesmo assim e fomos convidados para participar da mostra.

Você já esteve em Cannes antes?

Já fui a Cannes duas vezes. A primeira foi em 2008, acompanhando o Tião, que também é diretor do Sem Coração. Na ocasião ele ganhou um prêmio (troféu Regard Neuf) com Muro. Já a segunda vez que fui pra lá foi por conta própria mesmo, só para participar do evento. Desta vez, indo com um filme concorrendo, é outra história, outro gostinho, até porque o Festival de Cannes traz bastante prestigio e reconhecimento às obras, independente de qualquer coisa.

Como foi a produção do curta?

Sem Coração foi gravado em película 16mm em algumas áreas do litoral norte de Alagoas. Algumas cenas também foram gravadas em Maceió e no Recife. Em março do ano passado começamos o trabalho e só as filmagens duraram três semanas, mas tem toda a parte da pré-produção e montagem, entre outros pontos que fazem parte da elaboração de um filme. Agora estamos no Rio de Janeiro para finalizar este trabalho, que passará por alguns retoques como correção da cor, por exemplo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores