Exposição fotógrafica mostra amor entre mães e filhos
Imagens da mostra revelam apoio das mães aos filhos homoafetivos
Neste dia das mães, a homenagem não é só para elas. Pela segunda vez, o movimento mães pela igualdade, que tem o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), expõe fotografias de filhos homoafetivos e sua família. O objetivo do projeto é acolher os filhos e respeitar sua opção sexual. A exposição que acontece no térreo do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, foi lançada na última segunda-feira (6) e vai até o dia 19 de maio. A exibição é gratuita e fica em cartaz de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, de 12h às 21h. As vinte e duas fotografias em preto e branco da mostra Família é Amor retratam gestos de carinho e cumplicidade entre mães e filhos.
A criadora do movimento, Eleonora Pereira, perdeu seu filho há quatro anos, por conta da homofobia e resolveu lutar em prol da diversidade sexual. "Um dos principais objetivos do projeto é dizer para a sociedade que nós amamos nossos filhos do jeito que eles são. Não precisamos que ninguém maltrate, machuque ou despreze quem tanto amamos". As fotografias são uma amostra desse afeto e também demonstram a importância do acolhimento e respeito. "Sinto falta do meu amigo e confidente, mas cada passo que conquisto é em nome dele", complementou.
O apoio familiar é o foco principal do projeto. "Sem a família não somos nada. Quando contei sobre minha opção sexual fiquei alividada com o apoio que recebi, principalmente da minha mãe e da minha avó", disse a estudante de letras Bruna Cavalcante. A aceitação da família foi o ponto de partida para entender a individualidade dos filhos. "Nós não somos donos dos nossos filhos e, portanto, também não somos donos da sexualidade deles", afirmou a professora Marianalva Lourenço.
A equipe do Portal LeiaJá esteve na exposição e trouxe outros detalhes para você. Confira o vídeo.