Bacnaré abre o Festival Internacional de Dança do Recife

19º FIDR reunirá 24 grupos nacionais e internacionais, além de debates, oficinas e seminários

por Eduarda Esteves qui, 16/10/2014 - 13:17
Divulgação/Fernando Azevedo Grupo da dança afro Bacnaré apresenta primeira coreografia inédita desde a morte de seu fundador, Ubiracy Ferreira Divulgação/Fernando Azevedo

O 19º Festival Internacional de Dança do Recife começa nesta quinta-feira (16) e terá uma apresentação inédita na abertura, do espetáculo Nações Africanas do Balé Cultura Negra - Bacnaré, no Teatro de Santa Isabel. Até 26 de outubro, serão realizadas 30 apresentações de 24 grupos nacionais e internacionais, além de debates, oficinas e seminários, espalhados por 14 pontos da cidade.

Nações Africanas tem direção de Tiago Batista Ferreira e é a primeira coreografia inédita do grupo após a morte do seu fundador, o mestre Ubiracy Ferreira, no ano passado. O espetáculo leva ao palco um grande elenco, composto por 26 dançarinos, seis percussionistas e dois cantores. A montagem reúne coreografias que passeiam pela história, identidade e herança cultural das nações africanas. 

"Pela primeira vez, estamos abrindo o Festival com um espetáculo local. Não só por ser de Pernambuco, muito pelo contrário, escolhemos o Bacnaré por sua qualidade artística, até porque a produção pernambucana está igualada com o que há de melhor em qualquer região do Brasil", explica Romildo Moreira, coordenador do Festival e gerente de Artes Cênicas da Prefeitura do Recife.

Os espetáculos acontecem em diversos equipamentos culturais da cidade, dentre eles os teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça e Barreto Júnior, além de Paço Alfândega, Paço do Frevo, Centro Cultural Correios, Estação Central do Metrô, Praça da Independência e Sítio Trindade.

Serviço

Abertura do Festival Internacional de Dança do Recife

Quinta (16) | 20h

Teatro de Santa Isabel (Praça da República - Santo Antônio)

R$ 10 e R$ 5 (meia)

COMENTÁRIOS dos leitores