William e Kate chegam a Nova York

dom, 07/12/2014 - 21:00
CHAD RACHMAN O príncipe William e sua esposa, Catherine, duques de Cambridge, chegam ao hotel Carlyle, em Nova York, no início de uma visita oficial aos EUA CHAD RACHMAN

Uma multidão de admiradores da realeza acenou e manifestou alegria, quando o príncipe William e sua esposa, grávida, Kate, chegaram a Nova York, neste domingo, dando início a uma visita oficial de três dias à costa leste americana.

A caravana do duque e da duquesa de Cambridge partiu do Hotel Carlyle, no Upper East Side, por volta das 17H45 (20H45 de Brasília) e o casal sorriu largamente antes de entrar no prédio.

"O duque e a duquesa de Cambridge chegaram à cidade de Nova York!", tuitou o consulado britânico em Nova York, junto com uma foto do casal.

Kate, que deve dar à luz o segundo filho do casal em abril, vestia um casaco de gestante roxo.

Nesta viagem, William e Kate, ambos com 32 anos, vão misturar diplomacia com o apoio às suas causas preferidas e a promoção de interesses de negócios britânicos nos Estados Unidos.

Esta é sua primeira viagem ao país juntos desde uma curta visita a Los Angeles, em 2011.

William tem previsto se reunir com o presidente Barack Obama na Casa Branca, em Washington, nesta segunda-feira, para abordar o comércio ilegal de espécies silvestres, um tema caro para o príncipe, o segundo na ordem de sucessão ao trono britânico.

Em seguida, deve pronunciar um discurso no Banco Mundial sobre o comércio ilegal de espécies ameaçadas de extinção, antes de retornar a Nova York para vários compromissos de caridade e eventos oficiais onde irá representar o governo britânico.

O casal real, que não será acompanhado pelo príncipe George que ficou em Londres, também deve se recolher no memorial do 11 de setembro em memória das vítimas dos ataques contra as torres do World Trade Center.

Esta será sua primeira visita a Nova York e Washington e sua segunda viagem oficial fora da Commonwealth após uma breve passagem pela Califórnia em 2011, segundo o palácio real.

"Esta é uma viagem importante que visa familiarizar um pouco mais William a seu futuro papel de homem de Estado", declarou à AFP Robert Jobson, autor de "The New Royal Family", um livro sobre o casal e seu filho George, terceiro na linha de sucessão ao trono.

Esta visita aos Estados Unidos também deve reavivar a memória da viagem do príncipe Charles e da princesa Diana em 1985. Na ocasião, a princesa de Gales atraiu toda a atenção da mídia, dançando com o presidente americano Ronald Reagan e o astro de Hollywood John Travolta.

Desta vez, os funcionários do palácio real "tentam planejar cuidadosamente o programa de William e Kate para que ela não se encontre no centro do palco onde quer que vá", disse Robert Jobson, observando "a obsessão da mídia pelas roupas de Kate e sua barriga de grávida".

"A coisa mais importante para eles é que o futuro rei vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos", disse ele.

William deve viajar em fevereiro ao Japão e China para uma visita oficial de seis dias onde vai representar seu pai e sua avó, a rainha Elizabeth II, que aos 88 anos, delega cada vez mais suas viagens ao exterior.

Desta vez, não será acompanhado por Kate, que dará à luz em abril.

COMENTÁRIOS dos leitores