A geometria domina a moda masculina em Paris

Listras, linhas retas e quadriculadas predominaram

qui, 22/01/2015 - 16:52
FRANCOIS GUILLOT Modelos desfilam criações de Issey Miyake durante semana de moda de Paris, em 22 de janeiro de 2015 FRANCOIS GUILLOT

Listradas ou quadriculadas, com ou sem simetria, as estampas geométricas dominaram nesta quarta-feira (22) as coleções de outono-inverno de moda masculina em Paris, principalmente nas mãos de estilistas japoneses.

Issey Miyake e Mackintosh

Para Issey Miyake, o estilista Yusuke Takahashi se inspirou na obra de um dos pais da "art nouveau", o arquiteto e designer escocês Charles Rennie Mackintosh (1868-1928), ao vestir "um dandy com elegância".

Linhas retas e quadriculados que lembram os desenhos de Mackintosh formam os modelos da marca japonesa, que retoma seus tons favoritos: preto, azul e um toque de rosado.

Para os dias mais frios, Takahashi propõe capas, ponchos e casacos de lã grossa com estampas de tartan escocês. "Quis criar um estilo mais elegante", comentou o estilista japonês após o desfile. "No geral, as coleções de Issey Miyake são mais esportivas. Desta vez tentei criar um estilo mais agudo e arquitetônico".

Geometria na Kolor

Com sua paleta habitual de tons de bege, laranja, azul e cinza, a marca japonesa Kolor abusou das formas geométricas em uma coleção de cerca de 40 modelos. O estilista Junichi Abe trouxe estampas em zigue-zague em pulôveres e jaquetas e casacos com quadriculados de diferentes tamanhos, muitas vezes brancos e cinzas.

As listras estruturadas aparecem nos sobretudos, criando um jogo de assimetria e formas e cores.

Listras rebeldes de Rick Owens

O americano Rick Owens recorreu à estampa de quatro linhas retas paralelas quebradas em uma única nos looks de uma coleção dominada pelo preto e pelo bege. Para o próximo inverno, este rebelde das passarelas propõe casacos cruzados com grandes lapelas de pele.

Ligeiramente mais recatada que de costume, a tribo urbana de Rick Owens incluiu como sempre muitas peças em couro e aposta desta vez em casacos acolchoados.

A malha ampliada de Vuitton

Um dia da semana de moda nunca é unânime, e para os que buscam algo diferente da abstração geométrica, as irregularidades da malha foram o ponto alto da coleção da Louis Vuitton do britânico Kim Jones, que fez uma homenagem a seu compatriota Christopher Nemeth (1959-2010).

Nemeth, segundo Jones, foi "o estilista mais importante vindo de Londres, junto com Vivienne Westwood".

Com estampas, em um pulôver, casaco ou sobretudo, as ondulações da malha ampliada parecem que foram colocadas sob uma lupa, com suas fibras se transformando em estampa quase vegetal em variantes por todo a coleção, que desfilou no Parque André-Citroen, no oeste de Paris, onde no século passado se fabricavam automóveis.

COMENTÁRIOS dos leitores