Recife sedia debate internacional sobre Jazz e Frevo

Wynton Marsalis e Maestro Spok comandaram o evento desta quarta-feira (1°), no Paço do Frevo

por Elaine Ventura qua, 01/04/2015 - 20:36

Músicos, estudantes ou simplesmente apreciadores do Jazz e do Frevo estiveram reunidos em um bate-papo para lá de descontraído. O projeto Do Frevo ao Jazz, realizado esta quarta-feira na capital pernambucana, reuniu nomes renomados da música. De um lado o americano Wynton Marsalis, conhecido pelo espectro do jazz e vencedor de 9 prêmios Grammy. Do outro, um velho conhecido dos carnavais de Pernambuco, Maestro Spok, cujo os arranjos elaborados traz para o frevo o legado jazzístico.  

Cerca de 200 pessoas lotaram o Paço do Frevo para debater as particularidades dos dois estilos musicais, que remetem semelhança desde a sua criação as apresentações públicas. “Há muita semelhança na orquestração e no ritmo de jazz. A forma como fazemos música é muito parecida”, avaliou Marsalis. Imagens projetadas mostraram que a sombrinha é um item comum aos dois estilos. A plateia teve a oportunidade de ouvir explicações técnicas que denotam pequenas diferenças entre os ritmos. 

O trompetista paraibano, Ismael Carvalho, viu no intercambio cultural a oportunidade de aprofundar sua técnica. “A vinda de Marsalis para o Brasil foi muito boa, pois vai trazer influências para o nosso frevo, assim como eles levarão para o jazz. Aqui pude perceber diferenças básicas, como o dobrado militar, que lá é mais acelerado”. 

Responsável por intermediar o intercâmbio cultural, Spok ressaltou a importância de receber o trompetista e sua big band no estado. A primeira parada do americano no estado foi uma visita gratuita em Olinda, onde os artistas apresentaram um pouco da sua arte nas ruas da cidade histórica. “Receber Wynton Marsalis, que na minha opinião maior músico instrumental do mundo, e sua big band, é um sonho. Poder ouvir ele falar de suas experiências, da sua música, discutir as duas manifestações e a semelhança com o frevo, tem sido um momento importante para todos nós”, afirmou o maestro, completando que durante a passagem por Olinda, Marsalis fez uma demonstração do carnaval de Nova Orleans e pôde conhecer de perto a energia do carnaval de Pernambuco. 

Para o Maestro Newton Caivano, o evento é uma chance de projetar o tradicional ritmo pernambucano para o mundo. “A gente espera que com essa sistematização musical do frevo, que ele possa ser tocado em todos os locais do mundo da forma como ele é feito aqui na rua. Esse intercâmbio é a porta de entrada para essa projeção”. 

Questionado pela plateia se pretende voltar ao estado, Marsalis defendeu que quando a receptividade é boa o desejo de retornar é natural. “Plantamos uma semente pela nossa cultura, pela nossa arte. É com gestos que se conhece o desejo de se juntar e estabelecer um evento como esse”, concluiu Wynton Marsalis. 

Para finalizar a passagem do americano e sua big band pelo estado, a Spok Frevo Orquestra e os  músicos da Jazz At Lincoln Center Orchestra (JLCO) realizaram show gratuito, no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu.