Top Knot: a tendência que está fazendo a cabeça masculina

Também conhecido como coque samurai, o penteado tem conquistado espaço entre os homens

por Elaine Ventura qui, 23/07/2015 - 16:30
Montagem/LeiaJáImagens O top knot é uma tendência surgiu no ano passado e promete permanecer em 2015 Montagem/LeiaJáImagens

Não é de hoje que os coques fazem a cabeça da mulherada. A praticidade do penteado conquista inúmeros adeptos e agora chega às preferências masculinas. Desde que os homens aderiram às longas madeixas, os coque serviram de opção para mudar o visual.

De acordo com o cabeleireiro Geovane Oliveira, do salão Tröis Beauté, para fazer o penteado não é necessário que os fios sejam compridos, basta que o cabelo tenha um pouco mais de volume. “Existe vários tipos de coques, que podem ser utilizados em diferentes ocasiões. A modelagem do fio também é algo que não importa. Até os cabelos mais curtos podem usar o penteado”, comenta o especialista.

Os coques são versáteis e podem ser utilizados tanto em ocasiões formais, quanto atrelados a um look despojado. O top knot, também conhecido como coque samurai é uma tendência que surgiu no ano passado e promete permanecer em 2015. O estilo é constantemente visualizado entre as celebridades de Hollywood, como Jared Leto, que chegou a utilizar o penteado durante a cerimônia do Oscar. O jogador David Beckham também foi flagrado em campo com o coque samurai. Entre os brasileiros que já aderiram ao look estão Bruno Gagliasso, Caio Castro e Wesley Safadão.

Mas apesar de utilizar o mesmo estilo como base, o cabeleireiro explica que os coques samurai podem surgir de diferentes maneiras. “O top knot pode ser aplicado em cabelo longos e volumosos, sem a necessidade de aparar as madeixas. Quem gosta de um estilo mais marcante pode raspar as laterais, concentrando o volume capilar apenas na parte superior”,  afirma Geovane, resaltando que “Os rapazes de cabelo mais curtos, mas gostam de fazer a linha estiloso, também aderem ao coque samurai. Até o Gianecchini já apareceu com esse penteado”.

Adepto da longa cabeleira há quase 15 anos, o cantor Rodrigo Rensponsa decidiu deixar o cabelo crescer para ter um diferencial no palco. Para mudar o visual ele comenta que costuma fazer um coque, nada muito elaborado, mas que permaneça com a autenticidade necessária durante o show. “No meio musical é necessário está com um visual bacana. A gente sabe que no embalo do palco a gente costuma suar e o cabelo não fica muito apresentável. Então de três meses pra cá vi que estão usando muito coque e decidi aderir à moda, mesmo que com a ajuda da namorada”, brinca o cantor, completando que costuma acompanhar as tendências de moda.

Como Rodrigo tem o cabelo comprido, liso e com pouco volume, o cabeleireiro orienta que o músico pode usar e abusar do coque samurai, mas deixando a parte superior do cabelo com um pouco mais de volume. “O ideal é lembrar que o penteado masculino não precisa ter aquela perfeição que as mulheres costumam ter na hora de prender o cabelo. Pode ser algo mais jogado, despojado, que  deixa um ar jovial”, indica Geovane.

Enjoado do look curto, o fotógrafo Diego Mariano decidiu deixar o cabelo crescer há aproximadamente três anos. Com o cabelo cacheado, o jovem costuma fazer uso de creme de pentear para alinhar as madeixas antes do coque. “Eu prendo mais o cabelo pela questão do calor. Mas é claro que costumo acompanhar o que está sendo usado no momento. Meu cabelo é cacheado precisa de um cuidado maior, inclusive com hidratação”. 

Para deixar os meninos ainda mais antenados com a moda capilar, Geovane Oliveira sugeriu alguns penteados, levando em consideração as duas modelagens. “Os coques masculinos não precisam de segredo, qualquer pessoa pode fazer em casa. Mas é importante ressaltar que o rapaz precisa levar em consideração seu estilo e as respectivas ocasiões que o penteado será utilizado”, avisa.

Fotos: Paulo Uchôa  / LeiaJáImagens

"Diego gosta de um visual mais despojado. Essas duas opções são ideais o dia a dia", indica Geovane. Em ocasiões mais formais, o cabeleireiro sugere algo mais 'comportado', com o uso de spray fixador ou gel.

Fotos: Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Para homens com cabelo liso e pouco volume como Rodrigo, Geovane Olivera sugere outros dois penteados:

Fotos: Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

"Os coques podem ser utilizados no inverno ou verão. A praticidade faz com que ele seja bastante utilizado por homens e mulheres.  Os Top Knot vieram com tudo e deve permanecer por um bom tempo", finaliza Geovane Oliveira.

E você, o que acha da nova moda dos cabelos masculinos?

COMENTÁRIOS dos leitores