Artistas criam galeria a céu aberto na região das ilhas

Sebá Tapajós, criador do projeto Streetriver, leva grafites da cidade para comunidades ribeirinhas de Belém.

sex, 15/01/2016 - 16:05
Divulgação Sebá Tapajós é o responsável pelo projeto Streetriver, que traz novo olhar à região ribeirinha de Belém Divulgação

Belém é uma capital cercada pelo rio Guamá e pela baía do Guajará mas grande parte de sua orla está fechada por portos, empresas, indústrias e instituições governamentais. O lado ribeirinho da cidade acaba esquecido pela população das áreas urbanizadas. Pensando nisso, o artista visual e grafiteiro Sebá Tapajós criou a Streetriver, uma espécie de galeria a céu aberto localizada na ilha do Combu, que neste final de semana ganhará novas “telas”.

A primeira fase da Streetriver foi finalizada em março de 2015, quando casas de ribeirinhos e barcos receberam uma atenção especial: obras de artes cheias de cor e vida que fazem a atenção de qualquer um que passa de barco ali se voltar a elas.

Neste ano, a ampliação da galeria a céu aberto faz parte de parceria com a Paranauê Head Shop. Casas localizadas à margem do igarapé Combu receberão pinturas de artistas de renome nacional como Fael Primeiro (BA), Kajaman (RJ), Acidum Project (CE), Mundano (SP), Toys e Omik (DF) e Gaspar (PA).

Sebá Tapajós conhece bem as correntezas dos rios da Amazônia, já que nasceu em Santarém, conhecida pela bela praia de Alter do Chão, chamada de “Caribe brasileiro”. Já morou no Rio de Janeiro e na Bahia, mas decidiu se instalar em Belém. “Minha relação com Belém é de amor”, diz o artista. O projeto Streetriver, diz Sebá, é uma maneira de dar a importância devida ao rio. Nas pinturas, ele homenageia esses cursos d’água com traços que lembram as correntezas.

Tour - Para conhecer as obras e, além disso, acompanhar o processo de criação dos artistas é fácil. Dois barcos com capacidade para 45 pessoas farão o percurso guiado na área onde o grupo vai trabalhar. A saída dos barcos ocorrerá de hora em hora, das 9 às 17, no sábado (16) e domingo (17), do Porto Aranai (avenida Bernardo Sayão, 3782). As inscrições para o tour são gratuitas e podem ser feitas pelo site sebatapajos.com.br

COMENTÁRIOS dos leitores