Renascença de Pernambuco é retratada em catálogo
O trabalho apresenta a história da renascença e um ensaio fotográfico das artesãs
A renascença sempre encantou pelos desenhos e trabalhos manuais, em sua maioria, que são produzidos no Agreste de Pernambuco. As cidades destaques na confecção da arte e que possuem grande parte das artesãs são Pesqueira e Poção, que ganham um panorama da sua tradição retratada em um ‘Catálogo Renascença - PE’, que tem como objetivo incentivar à cultura.
O trabalho, que terá distribuição gratuita, contará com dois lançamentos, na intenção de chegar mais perto dos públicos interessados em conhecer o resultado do projeto. O lançamento será realizado em dois dias: o primeiro em Pesqueira, no dia 2 de abril e o segundo na próxima segunda-feira (4) no Recife, no Orbe Coworking.
O catálogo está dividido em duas partes. Na primeira será apresentado o histórico, desde o surgimento da renda em Poção, passando pelo seu desenvolvimento, e refletindo sobre a cadeia produtiva da renda e sobre as condições de vida e trabalho das rendeiras na atualidade. A segunda traz o ensaio fotográfico de peças produzidas por artesãs do território e estilistas pernambucanos, com atenção especial à riqueza dos pontos utilizados.
Renascença - Criada no Século XVI e apropriada por artesãs de Poção nos anos 1930, a renda renascença chega ao presente como uma das mais importantes atividades econômicas do Agreste Central pernambucano, mantendo-se atrativa para novas aplicações e mercados.
Lançamentos Catálogo Renascença - PE
Segunda-feira (4) | 19h
Orbe Coworking (Av. Dantas Barreto, 324, Edf. PE, 8º andar)