Polícia dispersa protesto de fãs de Radiohead em Istambul

Os agentes usaram jatos d'água, balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão

sab, 18/06/2016 - 18:47
Ozan Kose Ao menos duas pessoas ficaram feridas, segundo a agência de notícias Dogan. A polícia abriu uma investigação sobre o ocorrido. Ozan Kose

A Polícia conteve um protesto, neste sábado à noite (18), que reuniu cerca de 500 pessoas no centro de Istambul, organizado após o ataque na véspera a um grupo de fãs do grupo Radiohead.

Os agentes usaram jatos d'água, balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, no bairro de Cihangir, coração da maior cidade da Turquia.

Os manifestantes se encontraram no início da noite. No protesto, sobressaíram palavras de ordem como "todos juntos contra o fascismo", ou ainda "Erdogan ladrão" e "Erdogan assassino", em referência ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Eles se dispersaram depois de menos de uma hora do início do ato, espalhando-se pelas pequenas ruas do bairro, sufocados pelo gás lacrimogêneo. Não há informações de feridos.

Na sexta-feira à noite (17), vários islamitas atacaram as pessoas reunidas em uma loja de discos em Istambul para ouvir o novo álbum do grupo de rock britânico Radiohead, em pleno Ramadã, informou a imprensa local.

Ao menos duas pessoas ficaram feridas, segundo a agência de notícias Dogan. A Polícia abriu uma investigação sobre o ocorrido.

Aos gritos de "Que fazem aqui durante o Ramadã? Saiam daqui!!", quase 20 pessoas enfurecidas invadiram a loja Velvet IndieGround, situada no bairro boêmio de Tophane, onde os fãs do grupo ouviam o álbum "A Moon Shaped Pool".

Os agressores denunciaram o consumo de álcool durante o mês sagrado do Ramadã. Além de depredaram o local, obrigaram as pessoas a sair do estabelecimento, insultando-as, segundo imagens difundidas nas redes sociais. "Vamos matá-los, seus bastardos", lançou um dos agressores.

Em nota divulgada na Internet, o Radiohead denunciou o ataque e disse esperar que "atos de intolerância violenta" fiquem no passado. O grupo também manifestou seu apoio aos fãs de Istambul.

"Nossos pensamentos estão com aqueles que foram atacados esta noite na Velvet IndieGround, em Istambul. Esperamos que, um dia, tenhamos condições para deixar para trás esses atos de intolerância violenta. No momento, podemos apenas oferecer a nossos fãs em Istambul nosso amor e nosso apoio", postou o grupo.

Desde 2002, a Turquia é dirigida por um governo islamita conservador acusado por seus críticos de adotar posições e medidas autoritárias.

COMENTÁRIOS dos leitores