O drama de emigrantes galegos pelos olhos de Alberto Martí

Exposição 'Os Adeuses' mostra a emigração da comunidade autônoma espanhola entre 1957 e 1963

por Paula Brasileiro seg, 11/07/2016 - 15:27
Divulgação A exposição fica em cartaz até o dia 28 de agosto Divulgação

O drama da emigração dos galegos espanhóis para os países latino americanos - entre os anos de 1975 e 1963 - está ilustrado por meio de 51 fotografias de Alberto Martí na exposição Os Adeuses, Fotografias de Alberto Martí. A mostra entra em cartaz na próxima terça (12), no Museu do Estado, sendo esta a primeira vez que tais registros são expostos na cidade do Recife. Na abertura, às 19h, haverá também a apresentação do grupo musical La Tómbola, que une galegos e pernambucanos. 

Alberto Martí documentou, em mais de 200 fotografias, a emigração de crianças, adultos e idosos que deixaram a Galícia, com destino a países como venezuela e Brasil, em busca de uma vida melhor. Destas, 51 foram reunidas na mostra Os Adeuses, que chega à capital pernambucana numa parceria entre o Conselho da Cultura Galega, Centro galego de Artes da Imagem (CGAI), Embaixada da Espanha, Instituto Cervantes e Governo de Pernambuco. 

A mostra é dividia em três partes: A ida, partida da Galícia, O Buque Santa Maria, o navio com 586 passageiros que foi sequestrado pelo Diretório Ibérico de Libertação em 1961, e A Volta, o retorno de muitos galegos à comunidade espanhola. Os Adeuses fica em cartaz até o dia 28 de agosto e tem visitação gratuita.  

Confira este e muito mais eventos na Agenda LeiaJá.

Serviço

Os Adeuses, Fotografias de Alberto Martí

Abertura

Terça (12) | 19h

Visitação

Até 28 de agosto

Terça a sexta | 9h às 17h

Sábados e domingos | 14h às 17h

Museus do Estadod e Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 - Graças)

Gratuito

LeiaJá também

--> 'Paisagem' apresenta o NE em fotos de Dominique Berthé

--> Arte pelas minorias em exposição na Casa do Cachorro Preto

COMENTÁRIOS dos leitores