Programação do XIV Festival de Literatura é divulgada
Durante cinco dias, serão realizadas mesas de debates, oficinas, recitais e uma feira literária
A programação do XIV Festival Recifense de Literatura ‘A Letra e a Voz’ foi divulgada nesta quinta-feira (18). Em 2016, o evento irá homenagear as mulheres. Durante cinco dias, serão realizadas mesas de debates, oficinas, recitais e uma feira literária com objetivo de divulgar e fomentar a produção literária feminina. O festival acontece de 24 a 28 de agosto, na Avenida Rio Branco, nas bibliotecas públicas de Afogados, Casa Amarela e Afrânio Godoy, no Compaz.
De quarta à sexta-feira, serão realizadas mesas temáticas com vários debates sobre o espaço das mulheres na literatura, o mercado para as produções femininas e as influências nas criações artísticas das escritoras. Na sexta, haverá um momento dedicado as jovens escritoras pernambucanas. Entre uma mesa e outra, serão realizados recitais e performances. A programação traz um hibridismo grande de linguagens artísticas e o festival vem para reafirmar essa voz da mulher na literatura.
No sábado (27), das 8h às 20h, tem início a feira de livros com 25 expositores. Já às 16h, é a vez do recital ‘Eu, Poeta!’, organizado pelas Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O momento é destinado para que as poetas e ao público em geral.
Para o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, o diferencial do evento, este ano, é a descentralização das atividades. "O ano passado a gente só tinha feito na Rio Branco e agora houve essa possibilidade de descentralizar as ações porque novos equipamentos foram disponibilizados para fazermos um festival melhor do que ano passado, principalmente com a temática que está sendo utilizada e com mais atividades", disse.
A programação completa pode ser acessada através do site da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). “A Letra e a Voz” é uma realização da PCR, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, em parceria com as Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e de Turismo e Lazer.